A ação estava planejada já havia alguns dias, e como a população tem sofrido com a falta de águas, a expectativa de participação era bastante grande, mais os que compareceram fizeram bonito, e trabalharam arduamente para realizar a limpeza do leito seco do Rio Carapá.
O movimento teve inicio, por volta das 14hs na ponte do rio, que dá acesso à Comunidade Saltinho, e os associados e voluntários da Associação Ambiental e Hidrográfica Carapá Vivo, compareceram e fizeram a limpeza de cerca de quase 200mt, onde encontramos de tudo um pouco, desde um porco morto, cerca de 5 cães mortos, restos mortais de cães, roupas, sofá, pneus, televisores, partes de computadores, bicicleta, baterias de celulares, calçados, caixinha de descarga, garrafas de bebidas alcoólicas e de refrigerantes, copos descartáveis, bolas, sacolas plásticas, bolsas, travesseiros, brinquedos, utensílios domésticos entre outros.
Indagados se a empresa de Iguás (Águas Colíder), também contribuiu? O que eu tenho para dizer, que sim, a mesma contribui para o aumento desse lixo que recolhemos, observamos e recolhemos, alguns objetos deixados no local, como; uma régua de marcação de nível de água e pedaços de canos, os quais estão sendo usados para levar água de um poço de garimpo para subestação de tratamento de água.
E também não poderia esquecer, que a ENERGISA, também deu sua parcela de contribuição, derrubando algumas arvores e as deixando no leito do rio, para atrapalhar com isso o fluxo das águas, quando elas começarem a subir.
Parabéns a todos os envolvidos neste projeto lindo, que e tirar a poluição deste rio, que é tão importante para todos os moradores de Colíder, pena que nem 1% da população compareceu para ajudar na limpeza do rio, pois foram menos de 20 pessoas, que participaram da retirada dos entulhos e lixo do leito, mais como sempre nem a associação e nem a equipe do Colidernews iremos desistir de lutar por um Rio Carapá vivificado e soberano, como era outrora.
Assista ao vídeo de um pouco da ação de limpeza do rio Carapá.