Colíder - Sexta-Feira, 19 Abr 2024
(66) 9.9680-3949
Colíder News
Banner Whatsapp O Seu Portal de Notícias
Hora Certa
Banner Whatsapp O Seu Portal de Notícias

Blue Origin lança foguete e quebra recorde da SpaceX

Foguete New Shepard foi reutilizado sete vezes, uma a mais que um dos Falcon 9 da SpaceX

15 Out 2020 às 09:34
Rafael Rigues l Olhar Digital
Reprodução

Blue Origin, empresa aeroespacial fundada por Jeff Bezos, CEO da Amazon, lançou nesta terça-feira (13) um foguete New Shepard a partir de sua base no oeste do Texas e fez história: foi a sétima vez que o foguete foi reutilizado, superando a marca anterior da SpaceX, com seis lançamentos de um de seus Falcon 9.


Vale lembrar que o New Shepard e o Falcon 9 são diferentes: o foguete da Blue Origin foi projetado para voos suborbitais, enquanto o Falcon 9 é muito mais poderoso, capaz de colocar carga em várias posições em órbita da Terra e também de levar carga e tripulação à Estação Espacial Internacional.

O lançamento estava programado para setembro, mas foi adiado diversas vezes devido a problemas técnicos e climáticos. 

Um dos equipamentos testados durante a missão foi um sensor de alunissagem que está sendo desenvolvido para a missão Artemis, da Nasa, que pretende levar astronautas novamente à Lua em 2024.

Também estavam a bordo equipamentos como um novo sistema para cultivo de plantas aquáticas que poderão suplementar a dieta dos astronautas em missões de longa duração e um novo sistema de refrigeração para componentes eletrônicos de espaçonaves.

Além disso, o foguete levou ao espaço um lote de cartões postais escritos por estudantes dos EUA, com a resposta à pergunta: "por que a Terra precisa do espaço?". Após o voo, os cartões serão enviados pelo correio de volta aos autores.

Sete minutos após o lançamento o foguete retornou à Terra e pousou verticalmente a cerca de 3 km do ponto de partida. Três minutos depois foi a vez da cápsula, onde a Blue Origin espera levar turistas para o espaço, que retorna com ajuda de paraquedas e retrofoguetes para suavizar o impacto do pouso.

Previsão do Tempo - Colíder

°

Máxima: °
Mínima: °

Publicidades

Direitos Reservados |