Colíder - Sexta-Feira, 29 Mar 2024
(66) 9.9680-3949
Colíder News
Peter O Seu Portal de Notícias
Hora Certa
Camara Marco 2024 O Seu Portal de Notícias

Cachorro-vinagre ameaçado de extinção encontrado no Nortão é levado para centro no Paraná

O mesmo foi encontrado em Alta Floresta, e ficou internado 17 dias no hospital veterinario da UNEMAT.

14 Nov 2018 às 22:02
Só Noticias
Foto: assessoria/arquivo

Um cachorro-vinagre macho, de poucos meses de vida, foi entregue voluntariamente para a secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) e encaminhado para o Criadouro Onça Pintada, no Paraná, semana passada. A espécie, que está na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, classificada como vulnerável, ou seja, com um risco elevado de extinção, foi encontrado em Alta Floresta, no Nortão, e ficou internada por 17 dias em isolamento no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso.

Desde o dia que chegou em Cuiabá até receber alta, o cachorro-vinagre não teve contato com nenhum outro canídeo de qualquer espécie e manteve acesso restrito a pessoas, sendo atendido apenas por veterinários. Ele foi enviado ao criadouro paranaense, ainda está passando por exames, avaliação médica e se recuperando da viagem. A restrição ao contato com os canídeos, como cães, lobos e raposas, é importante porque o cachorro-vinagre é sensível a doenças comuns nestas espécies.

“No hospital veterinário, o cachorro-vinagre passou por um check-up, uma bateria de exames desde básicos, como hemograma, bioquímica sérica e coproparasitológico até os complexos cinomose e parvovírus”, lista Thais Morgado, veterinária responsável pelo tratamento do animal. Thais também explica que o bicho já havia feito exame para Leishmaniose e que durante o período que esteve internado foi tratado para coccídiose, doença causada por um parasita intestinal.  “O cachorro-vinagre é uma espécie vulnerável e necessita da medicina preventiva por ser um canídeo silvestre sujeito às doenças de cães domésticos. Nós só permitimos a alta quando ele estava sanitariamente apto para o transporte ao criadouro”, explicou a veterinária.

O animal chegou até a capital mato-grossense por intermédio da Diretoria de Unidade Desconcentrada da Sema de Alta Floresta, que foi procurada para a entrega voluntária e cuidou do trâmite burocrático até chegar em Cuiabá.

O encaminhamento do animal foi uma parceria entre a Sema, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental de Mato Grosso, CENAP (Centro Nacional de Predadores) e o Criadouro Onça Pintada. “Atualmente existe pouquíssimos espécimes em cativeiro e o envio deste animal será de extrema valia para o revigoramento genético de prole dos animais cativos. No criadouro ele terá uma assistência adequada. Trabalhos como esse propiciam uma melhor assistência aos animais silvestres e a devida  salvaguarda que o Estado deve propiciar à fauna silvestre”, destaca a analista de Meio Ambiente da Sema, Danny Moraes“.

Localizado em Campina Grande do Sul (PR), o Criadouro Onça Pintada é mantido pela Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre, que tem como objetivo sustentá-lo e ampliá-lo dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo Ibama, colaborando com a preservação e perpetuação da fauna e da flora silvestre do país. Criado em 1995, o espaço ocupa uma área de 132 hectares e possui mais de 150 recintos que abrigam 2,2 mil animais de 190 espécies. Esta população silvestre é mantida para Programas de Recomposição e Manejo, com desenvolvimento de técnicas de criação e pesquisas na área de atuação.

A informação é do Gabinete de Comunicação.

Previsão do Tempo - Colíder

°

Máxima: °
Mínima: °

Publicidades

Direitos Reservados |