O grupo
automotivo General Motors (GM)
anunciou nesta sexta-feira que vai vender veículos de baixo custo para países
emergentes a partir deste ano.
Também anunciou sua intenção de
converter sua marca Cadillac em uma fabricante de carros elétricos de luxo para
competir com a Tesla.
Os carros de baixo custo,
principalmente da marca Chevrolet, serão vendidos em países como Brasil, China,
Índia e México, onde também serão fabricados, disse a GM em documentos
direcionados a investidores.
Esses veículos também serão
exportados para outros países emergentes, mas a GM descarta a comercialização
deles na Europa e nos Estados Unidos.
A gigante de Detroit, que está no
meio de uma fase de reestruturação, anunciou em novembro o fechamento de
fábricas e a eliminação de milhares de empregos nos Estados Unidos, para
frustração do presidente Donald Trump.
Com a produção e venda de
veículos baratos em países emergentes, a GM espera reduzir seus custos e
melhorar sua posição diante das tensões comerciais, limitando o impacto das
flutuações cambiais.
A montadora, que se uniu à
empresa pública chinesa SAIC, espera produzir pouco mais de dois milhões de
carros de baixo custo por ano.
Chega tardiamente, no entanto,
neste segmento do mercado em que a Renault-Nissan-Mitsubishi e a alemã
Volkswagen já estão presentes.
O grupo americano, que investiu
US$ 5 bilhões nessa iniciativa, espera incorporar as últimas tecnologias de
segurança em seus veículos e promete que suas emissões de CO2 estarão em
conformidade com os padrões exigidos.
A GM não deu, no entanto,
qualquer detalhe sobre o primeiro Cadillac elétrico.
Não se sabe onde serão montados
ou a data de início de sua produção. Também não se sabe que tipo de carro eles
serão, se um sedã, um SUV ou um crossover.