Colíder - Quinta-Feira, 28 Mar 2024
(66) 9.9680-3949
Colíder News
NetFácil Internet O Seu Portal de Notícias
Hora Certa
Peter O Seu Portal de Notícias

Aos prantos e arrependido, jovem contou ao delegado como montou grupo do tido massacre em escola de Cáceres

A Polícia Civil ouviu 14 estudantes, membros de um grupo da rede social Telegram, que veiculava mensagens de ameaça de massacre na Escola Estadual...

19 Mar 2019 às 07:01
Caceres Noticias
O estudante de 17 anos deve ser acionado nas próximas horas pela Delegacia Regional de Polícia Judiciária Civil de Cáceres, e deverá responder por ato infracional análogo ao crime de ameaça e apologia ao crime.

A Polícia Civil ouviu 14 estudantes, membros de um grupo da rede social Telegram, que veiculava mensagens de ameaça de massacre na Escola Estadual União e Força, em Cáceres (225 km de Cuiabá), o que causou pânico neste final de semana, e descartou que houvesse qualquer plano de ataque à unidade.

O delegado regional de Cáceres, Alex Cuyabano informou que os alunos, com idades entre 15 a 17 anos, alegaram se tratar de uma “brincadeira”.

O criador do grupo, um adolescente de 17 anos, disse estar arrependido e que não era intenção promover ataque à escola. Ele contou que o grupo durou apenas uma hora e logo foi apagado. O estudante também alegou que viu outros grupos de escolas comentando sobre o atentado na escola Professor Raul Brasil, no município de Suzano, em São Paulo, o que o incentivou a criar o grupo em cáceres e enviar as mensagens ameaçadoras.

O criador do grupo contou ao delegado que estava arrependido por ter envergonhado a família e seus pais.

Leia mais:

Aluno ameaça cometer atentado em escola e polícia investiga o caso em Cáceres

Ameaça de massacre em Cáceres não é a única em MT; delegado pede que pais fiquem alerta

Dois foram conduzidos ao Cisc por postarem vídeo incitando publicamente a prática de crime

Delegado tranquiliza população sobre possível ataque de alunos a escola em Cáceres

“O jovem que criou o grupo chorou muito, está arrependido de envergonhar a família e os pais. Foi uma brincadeira de péssimo gosto. Mesmo assim foi lavrada sindicância de apologia ao crime, que será encaminhada o Ministério Público, que irá tomar as medidas referentes aos menores. Não foi observada uma letalidade maior que essa, algo que fosse arquitetado, um plano de ataque, nada nesse sentido. Foi mais uma brincadeira de jovens”, explicou o delegado.

O caso foi averiguado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) de Cáceres,  após tomar conhecimento do boletim de ocorrência registrado na sexta-feira (15), pela diretora da Escola Estadual União e Força. Foi o pai de um dos integrantes do grupo que fez a denúncia.

Os envolvidos no grupo também não têm histórico de infrações penais ou mesmo ocorrências no âmbito escolar. A Coordenação da escola deverá realizar avaliação psicológica em todos os alunos que participaram do grupo no Telegram.

Porto Esperidião

Também em Porto Esperidião, um jovem de 18 anos, de uma escola na Vila Cardoso, comunidade rural no Distrito de Porto Esperidião, teria também feito um comentário sobre as mortes ocorridas em Suzano (SP), em um grupo em rede social no colégio. O jovem foi ouvido e alegou estar muito “envergonhado e arrependido”.

A NOTA DA SEDUC

Em relação ao caso de possível apologia ao crime em uma escola estadual do município de Cáceres, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que:

1 - Está acompanhado o caso de perto e, juntamente com a Promotoria de Justiça da Comarca de Cáceres e a Delegacia Especializada do Adolescente (DEA), está tomando todas as providências para tranquilizar e garantir a segurança de toda a comunidade escolar;

2 - Nesta segunda-feira (18.03), pela manhã, a assessoria pedagógica de Cáceres e a direção da escola se reuniram com a Promotoria de Justiça do município para tratar do assunto. No período da tarde, a assessoria se reunirá com a comunidade para repassar, aos pais e alunos, as orientações recebidas;

3 – A Seduc está tratando do assunto de forma criteriosa e tentando resolver a situação internamente com a comunidade escolar para evitar que sejam criados caos e pânico em relação ao caso.

Previsão do Tempo - Colíder

°

Máxima: °
Mínima: °

Publicidades

Direitos Reservados |