Colíder - Terça-Feira, 16 Abr 2024
(66) 9.9680-3949
Colíder News
NetFácil Internet O Seu Portal de Notícias
Hora Certa
Verde e Azul O Seu Portal de Notícias

Ato unificado em defesa da educação ocorre nesta quarta-feira

Com o objetivo de mobilizar a sociedade contra o bloqueio de 30% no orçamento da Educação, será realizado um ato público unificado em defesa da...

15 Mai 2019 às 09:04
Assessoria

Com o objetivo de mobilizar a sociedade contra o bloqueio de 30% no orçamento da Educação, será realizado um ato público unificado em defesa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nesta quarta-feira (15), a partir das 14h, na Praça Alencastro, em Cuiabá.  

 

Leia também - Novo Pronto-Socorro abre 1,2 mil vagas para processo seletivo

 

Essa ação é resultado da mobilização conjunta do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (Sintuf-MT), da Associação dos Docentes (Adufmat - Seção Sindical) e da administração da UFMT. 

 

Fábio Ramirez, coordenador Geral do Sintuf, alerta para o perigo de a UFMT parar de funcionar no segundo semestre, caso o bloqueio não seja revertido. “Os cortes de verbas não intimidaram a comunidade universitária, pelo contrário, criaram um clima de unidade em defesa da educação pública. Por isso, os atos deste 15 de maio ganham tamanha expressão: reivindicamos a recomposição imediata de todo orçamento bloqueado”, explica.

 

Para a professora Lélica Elis Lacerda, diretora de Comunicação da Adufmat, o bloqueio de 30% soma-se ao desmonte que ocorre desde 2013, com sucessivos cortes nos recursos e aprovação da emenda constitucional do teto de gastos. “Sem a ciência e a tecnologia, o país se tornará absolutamente dependente cientificamente e tecnologicamente. Por isso, o ato é fundamental para a defesa da educação e de um projeto de país soberano, capaz de produzir sua riqueza com autonomia e trazer bem-estar para a população”, destaca. 

 

“O orçamento é importante para a manutenção da UFMT como instituição capaz de prestar serviços importantes para a sociedade, tanto no âmbito da formação, quanto naquilo que se propõe a fazer nas áreas de pesquisa e extensão”, afirma a Pró-Reitora de Assistência Estudantil, professora Erivã Garcia Velasco. 

 

Já o coordenador Geral do DCE, Willian Marcio Barbosa Vieira, considera essencial a participação dos estudantes no ato unificado, amanhã, na Praça Alencastro. Ele salienta o apoio dos diretores de institutos e docentes que respeitam a decisão dos estudantes de aderir ao movimento. 

 

“A comunidade acadêmica precisa ir para esses espaços e defender a UFMT. Vamos nos somar a milhões de estudantes, em todo Brasil, na defesa das nossas universidades”, conclama.

Previsão do Tempo - Colíder

°

Máxima: °
Mínima: °

Publicidades

Direitos Reservados |