Colíder - Quinta-Feira, 28 Mar 2024
(66) 9.9680-3949
Colíder News
NetFácil Internet O Seu Portal de Notícias
Hora Certa
NetFácil Internet O Seu Portal de Notícias

PF não encontra indícios da participação de Pedro Taques em escutas

Conforme relatório da Polícia encaminhado ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell, os documentos, aparelhos e demais...

20 Mai 2019 às 10:22
Jessica Bachega l Hipernoticias

A Polícia Federal apontou que não há indícios robustos que liguem o ex-governador Pedro Taques (PSDB) às escutas clandestinas existentes em Mato Grosso. O esquema ficou conhecido como Grampolância Pantaneira e ganhou visibilidade após exibição em um programa de rede nacional.

 

Leia também - Cabo Gerson faz confissão na grampolândia e diz que Paulo Taques bancou escutas

 

Conforme relatório da Polícia encaminhado ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell, os documentos, aparelhos e demais materiais apreendidos foram avaliados e os peritos não encontraram qualquer menção a Taques. A conexão do ex-governador acontece por suposição de que, devido à proximidade com que tais fatos ocorreram e as pessoas envolvidas, os crimes teriam sido cometidos com o conhecimento do ex-chefe do Executivo, narra o documento.

 

O relatório aponta que foi o ex-chefe da Casa Militar, coronel Evandro Lesco, quem comprou o aparelho usado nas escutas e que tal ferramenta foi operada pelo cabo Gerson Correa. Era Gerson quem assinava os relatórios das escutas obtidas por meio de “ barriga de aluguel”, quando nomes aleatórios são colocados entre alvos de investigações em processos. Dessa forma a autorização para escuta dos nomes de interesse do grupo é assinada pelo juiz responsável em meio a lista de investigados.

 

No documento, a Polícia Federal cita a participação do primo do então governador, Paulo Taques, como membro da organização criminosa.

 

Porém, afirma que analisadas 6 caixas de documento do Tribunal de Justiça (TJMT), inquérito que tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ), e 13 caixas com bens apreendidos, não foram encontradas provas da participação de Pedro Taques.

 

O relatório esclarece que ainda há perícias em andamento em computadores e celulares, de forma que indícios do envolvimento de Taques podem ser encontrados.

 

“Nesse norte, conforme consta na informação policial, a exploração e o conhecimento do material impresso e do vasto conteúdo digital não apresenta objetos que possam caracterizar eventual participação do governador nos eventos apurados”, diz trecho do documento.

 

Em interrogatório perante o juízo da 11° Vara Criminal e Justiça Militar de Cuiabá, o policial Gerson afirmou que os primos Paulo e Pedro Taques “eram os donos do esquema”. Que ambos sabiam das escutas clandestinas e que incentivavam a prática para atender seus interesses.

 

No esquema, foram grampeados políticos, jornalistas, médicos e diversas outras personalidades de Mato Grosso.

Previsão do Tempo - Colíder

°

Máxima: °
Mínima: °

Publicidades

Direitos Reservados |