Colíder - Sexta-Feira, 29 Mar 2024
(66) 9.9680-3949
Colíder News
NetFácil Internet O Seu Portal de Notícias
Hora Certa
Peter O Seu Portal de Notícias

Mendes não acata sugestões e diz não ter proposta para servidores

Deputados fizeram três propostas para dar fim à greve; Governo diz que quadro fiscal não mudou

17 Jun 2019 às 21:58
Cintia Borges e Thaiza Assunção l Midia News
O governador Mauro Mendes (DEM): "A cada dia que passa, cai o número de escolas em greve"

O governador Mauro Mendes (DEM) não acatou a nenhuma das três sugestões propostas por parlamentares que visam dar fim à greve dos professores de Mato Grosso. Executivo e Legislativo se reuniram na tarde desta segunda-feira (17), no Palácio Paiaguás, no Centro Político Administrativo.

 

Os servidores da Educação estão parados desde o dia 27 de maio e exigem, entre outras coisas, o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) e o cumprimento da lei da dobra salarial (aprovada em 2013), que dá direito a 7,69% a mais na remuneração, anualmente, durante 10 anos. 

 

Conforme a deputada Janaina Riva (MDB), o governador não acatou as sugestões do parlamento sob alegação de que elas ferem uma das suas promessas de campanha, que é de não deixar dívida para outros Governos. 

 

“O governador não tem uma proposta para greve. Nós insistimos em alguns pontos, mas entendo também que, na posição do governador, nada mudou desde o início da greve até agora. Ele tem obtido êxito da Justiça e a proposta, pelo que eu pude ver hoje na reunião, não deve vir do Governo do Estado”, disse a deputada.


“A Assembleia fez as sugestões, mas nenhuma delas tinha o estudo do impacto financeiro. O governo chegou até a pensar em refletir sobre elas, só que o governador não quer fazer dívida para próximas gestões. Ele é totalmente contra isso”.

 

“Sobre as outras alternativas, na opinião do governador, se ele abrir qualquer tipo de concessão vai ter que abrir para todas as outras categorias. Então, não tem proposta para agora”, completou.

 

Dentre as propostas, o Legislativo sugeriu que a lei de dobra salarial tivesse a vigência prorrogada em 3 anos. Atualmente, o aumento previsto na legislação tem vencimento em maio e deve ser concedido até o ano de 2023.

 

A segunda proposta diz respeito à equiparação do salário base dos professores do Estado. Já que Os servidores da Educação alegam que o salário base da categoria é a menor do Estado.

 

A terceira sugestão trata-se do parcelamento dos 7,67% de aumento salário, prevista na lei de dobra.

 

“Nada mudou”

 

O governador afirmou, em evento na manhã desta segunda-feira, que desde que os profissionais da Educação iniciaram um movimento grevista no Estado, não houve qualquer mudança no quadro fiscal de Mato Grosso que lhe permitisse atender aos pedidos feitos pelos profissionais.  


“Alguma coisa mudou do início da greve para agora? Dissemos claramente que não daremos aumento. Primeiro, porque é ilegal. Existem leis que nos proíbem de dar. Mudou isso de 15 dias para cá? Deixamos de estar estourados nos 49%? Não”, afirmou. 

 

Mendes ainda argumenta que vem reduzindo o número de escolas paralisadas no Estado. Um levantamento, ao qual o MidiaNews teve acesso, mostra que, até a última terça-feira (11), 406 escolas estavam em greve. Já na quinta-feira (13), 376 unidades estavam paradas. O Estado possui 767 unidades escolares.

 

“A cada dia que se passa reduz números de escolas em greve. Temos menos de 50% de escolas paradas. Toda semana, uma escola aborta processo de greve. Isso mostra que professores já compreenderam”, disse.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

AL se reúne com Mendes para tentar dar fim à greve da Educação

Previsão do Tempo - Colíder

°

Máxima: °
Mínima: °

Publicidades

Direitos Reservados |