Colíder - Sexta-Feira, 29 Mar 2024
(66) 9.9680-3949
Colíder News
Banner Whatsapp O Seu Portal de Notícias
Hora Certa
Peter O Seu Portal de Notícias

Secretaria de Saúde retoma transplante de rim no Estado

Atualmente cerca de mil pacientes possuem indicação para transplante de rim no estado e 1.800 passam por hemodiálise.

16 Jan 2020 às 08:03
Gazeta Digital

Depois de 10 anos sem o procedimento, o Estado voltou a realizar transplantes de rim. A retomada foi realizada na terça-feira (14), em uma cirurgia de 7 horas, para o transplante do órgão entre duas irmãs.

 

A cirurgia foi realizada no Hospital Santa Rosa, unidade que foi credenciada pelo Ministério da Saúde para esse tipo de transplante.

 

Leia também - Alertas de desmatamento aumentam 75% em Mato Grosso

 

"Mato Grosso era um dos poucos estados brasileiros que não realizava essa cirurgia. Depois de muito trabalho da equipe da Secretária Estadual de Saúde, do Hospital Santa Rosa - que foi habilitado para realizar os procedimentos 100% pelo SUS - os pacientes poderão fazer a cirurgia sem precisar pagar nenhum centavo por esse procedimento”, comemorou o governador Mauro Mendes (DEM).

 

Atualmente cerca de mil pacientes possuem indicação para transplante de rim no estado e 1.800 passam por hemodiálise. O programa de transplante renal em Mato Grosso teve início em 1999, sendo paralisado em 2009.

 

A reativação do procedimento irá gerar uma economia de R$ 10 milhões por ano ao Estado. Isso porque o governo paga para que os pacientes que necessitam de transplante façam a cirurgia em outros estados, o que aumenta os custos. (Com informações da assessoria)

Previsão do Tempo - Colíder

°

Máxima: °
Mínima: °

Publicidades

Direitos Reservados |