Devido aos vários fatores mercadológicos, econômicos e pela crise dos semicondutores, o mercado dos veículos passou (e continua a passar) por diversos fenômenos, como, por exemplo, a queda nas vendas do Polo. Modelo que por anos esteve entre os mais vendidos do Brasil.
O Polo está enfrentando um declínio desde o ano de 2020, e em seus primeiros quatro meses de comercialização em 2022 no mercado, levou a 60ª posição do ranking dos modelos nacionais mais licenciados, com pouco mais de 2,1 mil unidades vendidas. Muitos sites apontam para o "abandono" da Volkswagen, priorizando os modelos SUVs como a resposta para os resultados que o veículo está enfrentando
Vamos analisar as principais características do recente Polo 2022 para podermos compreender melhor o que está acontecendo para levar a queda na popularidade e nas vendas do carro. Será que o Polo 2022 é um bom veículo?
O VW Polo demonstra uma aparência de sobriedade e atualidade. Estamos tratando de um hatch compacto que possui ótimas proporções, é adaptável para os estilos mais sofisticados, quanto para aqueles que preferem modelos mais esportivos. Incluindo um excelente acabamento interno, tanto é que o próximo Polo 2023, que será lançado oficialmente no próximo ano, não contará com muitas alterações em seu visual.
A maior inovação do Polo 2022 é a sua multimídia, VW Play, excepcional. Incluindo também, o painel de instrumentos digital de 10,25” polegadas, volante multifuncional, bancos de couro e câmera traseira. O veículo possui vários sistemas tecnológicos bem interessantes para aumentar a segurança do motorista e passageiros, como o sensor de estacionamento dianteiro, frenagem automática pós-colisão rodas e airbags. Embora o número de airbags é meio decepcionante, a marca poderia "caprichar" mais nesse quesito.
Proporciona ao motorista a posição de dirigir confortável e o veículo tem de maneira geral, um comportamento enérgico agradável. Não é "duro" para dirigir como as versões anteriores da Volkswagen, porém, não é mole demais. É basicamente um carro útil para rodar durante a semana na cidade e na estrada, quando precisar fazer pequenas viagens.
O Polo 2022 é comercializado em três versões, a Highline, Comfortline e a 1.0 MPI. Da mesma forma que a versão Comfortline, a Highline possui o motor 1.0 TSI da Volkswagen. Motor este que inclui três cilindros, desempenhando 116/128 cavalos de potência (na gasolina ou no etanol) e 200 nm de torque. Incluindo o câmbio automático de seis marchas. É uma mecânica muito fidedigna, que proporciona uma boa eficiência, com ótima união a transmissão.
Conseguindo alcançar a aceleração de 0 a 100 quilômetros por hora em 9,6 segundos. Entretanto, o motor turbo tem um certo entrave, mas nas acelerações progressivas a resposta é mais "limpa". Demonstrando que o Polo é um primoroso veículo para agilidade nas áreas urbanas e nas ultrapassagens.
A gasolina, o motor 1.0 TSI tem o consumo de 12,2 quilômetros por litro na cidade e 15,1 quilômetros por litro. Dessa forma, o Polo demonstrar ser um veículo econômico. Para reproduzir a potência máxima, é necessário abastecer a etanol, que consome 8,4 quilômetros por litro na cidade e 10,3 quilômetros por hora na estrada.
O veredito final da análise é que, sim, é um modelo com alguns pontos a serem melhorados (como muitos veículos) mas de maneira mais generalizada, é um ótimo veículo, que dispõe de grandes benefícios como economia e eficiência. Entretanto, lembre-se que a versão 2023 logo será lançada, então, fica ao critério pessoal, adquirir o modelo 2022 ou esperar o próximo lançamento.
A resposta é puramente por questões estratégicas da marca, a montadora simplesmente optou por concentrar a sua fabricação nos carros modernos como T-Cross, líder na categoria SUV.
Acompanhe o nosso trabalho também nas
redes sociais;
Siga a nossa página
do Colidernews no Facebook.
Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.
Saiba tudo do nosso site na pagina oficial do Twitter.
Siga o Colidernews
também no Instagram.
Faça parte do nosso grupo de notícias
no Telegram.
Junte-se a nós
também no Grupo do Colidernews no Signal.
A VW até tentou reavivar as vendas com uma propaganda comercial bastante polêmica, há meses. Embora a visibilidade tenha sido aumentada, o fato é que isso não se traduziu em vendas mais fortes.
FONTE;https://www.carrobonito.com/2022/07/29/vw-polo-2022-encalha-nas-vendas/