Anunciado pela Meta em setembro, o Flows, recurso do WhatsApp Business, foi oficialmente liberado para usuários do mensageiro no iOS e no Android. Com o anúncio, a empresa divulgou mais detalhes sobre o funcionamento da mais recente novidade da plataforma, a qual promete flexibilizar a criação de experiências personalizadas para clientes.
Embora o WhatsApp Business já conte com possibilidades como a de disponibilizar um catálogo ou permitir a compra de produtos diretamente pelo app, muitos dos serviços oferecidos por empresas ainda necessitam que os usuários sejam redirecionados a plataformas externas — cenário que o Flows tentará mudar.
O recurso funciona com uma série de blocos de construção (componentes) que podem ser personalizados pelas empresas. Você pode fornecer uma tela para inscrição que dá aos usuários certo desconto (o qual é aplicado automaticamente ao fazer uma compra diretamente do WhatsApp) ou até mesmo abrir um caso de suporte com um formulário de contato para reclamações e dúvidas sobre determinado serviço fornecido.
Outra coisa que o Flows possibilita é que usuários façam reservas sem deixar o WhatsApp. Pode ser desde uma mesa num restaurante, de uma vaga em um ônibus ou até de um quarto de hotel/pousada. Você pode deixar que o usuário escolha hora, local, quantidade de pessoas ou basicamente qualquer outro campo personalizado desejado diretamente no app.
Segundo a Meta, o Flows funciona ainda melhor quando integrado a um chatbot, visto que o novo recurso pode capacitar o sistema a responder rapidamente a consultas corriqueiras dos clientes — tanto aquelas gerais quanto as mais específicas. Dessa forma, o atendimento humano ficaria designado especialmente a casos mais complexos e sensíveis.
O Flows funciona muito bem quando o objetivo da empresa é coletar dados diretamente dos clientes ou fornecer uma interação complexa e condicional baseada em lógica. Segundo a Meta, há “ferramentas versáteis adaptáveis a diferentes níveis de complexidade e personalização” disponíveis para serem usadas.
A maneira mais simples de começar a usufruir do recurso é criando modelos de mensagens. Disponível no WhatsApp Manager, esse método de criação conta com uma ferramenta de fácil uso, bastando um “arrastar e soltar” para criar um fluxo (flow) interligado diretamente a um modelo de mensagem.
Mas se você quiser algo mais complexo e que vá um pouco além da criação do modelo de mensagens, o WhatsApp Manager possui a nova interface Flows Builder, a qual nada mais é que um construtor de fluxos que possibilita criar flows com lógica condicional e ramificações — processo ideal para quem já tem certa experiência com desenvolvimento.
Para quem quer projetar formulários com várias etapas e pesquisas, o Flows JSON é outra ferramenta importante, já que permite à empresa definir coisas como campos de texto estáticos e botões interativos — basicamente dizendo ao WhatsApp como renderizar cada tela, criar transições e lidar com as informações fornecidas pelos usuários.
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Por fim, interessados também podem usar a API Flows, que serve para simplificar a programação de fluxos — especialmente em casos de empresas que contam com muitos Flows e pretendem gerenciá-los em larga escala com mais praticidade, sem a necessidade de navegar na interface do Flows Builder.
Fonte: Douglas Nascimento l Mac Magazine