Poucas outras coisas poderiam acontecer com o Starliner da Boeing. O primeiro de seu tipo em uma missão tripulada ao espaço em breve retornará à Terra sem astronautas. No entanto, ele ainda está fazendo barulho. De fato, como se fosse o início de um filme de ficção científica, algo começou a acontecer no sábado e não parou mais. O astronauta da NASA, Butch Wilmore, notou o que pareciam ser ruídos estranhos que emanavam de um alto-falante dentro da espaçonave.
A primeira coisa que Wilmore fez foi usar o bom senso. “Tenho uma pergunta sobre a Starliner". Com essa frase, o astronauta da agência espacial comunicou-se por rádio com o Centro de Controle da Missão no Centro Espacial Johnson, em Houston. “Há um ruído estranho saindo do alto-falante.... Não sei o que o está produzindo".
Suas perguntas iniciais estavam longe de ser claras, e ele não sabia se o ruído pudesse ser causado por alguma estranheza na conexão entre a estação e a espaçonave, ou se havia algo mais acontecendo. Assim, ele pediu aos controladores em Houston para ver se conseguiam ouvir o áudio dentro da Starliner. Poucos minutos depois, o Centro de Controle da Missão respondeu por rádio que eles estavam conectados via “linha fixa” para ouvir o áudio dentro da Starliner (agora acoplada à Estação Espacial Internacional por quase três meses).
Nesse momento, Wilmore aproximou seu microfone do alto-falante dentro da Starliner para tentar reproduzir o som estranho. Pouco depois, ouviu-se um som distinto. “Muito bem, Butch, esse som foi ouvido”, ele foi informado por rádio da Terra. “Era como um ruído pulsante, quase como um ping de sonar”.
“Vou fazer isso mais uma vez e deixar que todos tentem se colocar na minha situação para ver se conseguem descobrir o que está acontecendo”, responde Wilmore. Em seguida, aquele som estranho, aparentemente semelhante a um sonar, foi repetido novamente. “OK, agora é a sua vez. Digam-me se conseguem descobrir o que é”.
Até o momento, não está claro o motivo do ruído estranho e um tanto perturbador. Sabe-se que, à medida que a Starliner voa em direção à estação espacial, ela mantém comunicação com a estação espacial por meio de um sistema de radiofrequência. Entretanto, uma vez acoplado, há uma linha direta que transmite áudio.
Como explica o ArsTechnica, não é incomum que os astronautas encontrem um som que não identificam. Não é comum, mas acontece. Por exemplo, no primeiro voo espacial tripulado da China em 2003, o astronauta Yang Liwei ouviu o que parecia ser um balde de ferro sendo golpeado por um martelo de madeira enquanto estava em órbita. Aparentemente, o ruído foi causado por pequenas deformações na espaçonave devido a uma diferença de pressão entre suas paredes interna e externa.
Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;
Siga a nossa página do
Colidernews no Facebook.
Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.
Saiba tudo do nosso site na pagina oficial do Twitter.
Siga o Colidernews também
no Instagram.
Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.
Junte-se ao Grupo do
Colidernews no Signal.
Portanto, seria “normal” que o que quer que esteja produzindo o estranho som seja benigno. No entanto, dada a má sorte que o Starliner da Boeing está tendo, é provável que o humor de Wilmore ao ouvir o som não seja dos melhores, especialmente devido aos significativos vazamentos de hélio durante o voo e às falhas no propulsor que deram origem a todos os problemas.
*Texto adaptado e traduzido do site parceiro Xataka.
Fonte: Ketlyn Ribeiro l IGN Brasil