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NASA testa tecnologia inovadora com jato para reduzir estrondos sônicos

X-59 utiliza geometria aerodinâmica inovadora que promete reduzir esses estrondos a ruído sutil

12 Dez 2024 às 06:40
Ciência e Espaço

NASA está preparando uma série de testes revolucionários com o jato experimental X-59, projetado para minimizar os estrondos sônicos produzidos durante o voo supersônico.


Como parte do experimento, jatos F-15B da agência voarão diretamente por ondas de choque geradas pelo X-59, capturando dados que poderão revolucionar o transporte aéreo comercial, segundo informações do Space.com.

Jato F-15B
Como parte do experimento, jatos F-15B da agência voarão diretamente por ondas de choque geradas pelo X-59 (Imagem: NASA)

Os testes da NASA sobre os estrondos supersônicos do X-59

  • Quando uma aeronave ultrapassa a velocidade do som, ondas de choque se formam e propagam-se pelo ar, criando os estrondos característicos do voo supersônico;
  • O X-59, desenvolvido pela Lockheed Martin em parceria com a NASA, utiliza geometria aerodinâmica inovadora que promete reduzir esses estrondos a um ruído sutil, descrito como um “baque” mais suave;
  • Para medir e validar essas características, o Centro de Pesquisa de Voo Armstrong da NASA conduzirá voos com jatos F-15B equipados com sondas especiais, projetadas para capturar dados de pressão sobre as ondas de choque em tempo real;
  • Segundo a NASA, esse método de “seguir o líder” permitirá análise detalhada das ondas logo após serem geradas pelo X-59;
  • As sondas instaladas nos F-15B possuem pequenos furos que registram pressão, velocidade e direção do ar, coletando milhares de amostras por segundo;
  • “Essas sondas atuam como fonte da verdade, comparando os dados previstos com medições do mundo real”, afirmou Mike Frederick, pesquisador responsável pelo projeto.
  • Leia mais:

    Os testes envolverão dois tipos de medições: uma sonda de campo próximo analisará as ondas de choque logo atrás do X-59, enquanto uma sonda de campo médio será usada posteriormente para capturar dados mais distantes, próximos ao solo.

    A campanha também inclui voos de suporte com aeronaves F-15D Eagle e F/A-18 Hornet, que realizam manobras específicas para estudar os estrondos sônicos em microfones posicionados no deserto de Mojave, Califórnia (EUA). Esses voos ajudarão a NASA a calibrar seus sistemas para “ouvir” os sinais emitidos pelo X-59 durante os testes.

    O objetivo final do X-59 é viabilizar voos supersônicos comerciais acima de áreas terrestres, algo proibido nos EUA desde 1973 devido ao impacto sonoro. Caso os testes comprovem a eficácia das novas tecnologias, o projeto poderá abrir caminho para viagens aéreas mais rápidas, além de beneficiar setores, como transporte médico e resposta a desastres.

    Centro de Pesquisa de Voo Armstrong da NASA
    Para medir e validar essas características, o Centro de Pesquisa de Voo Armstrong da NASA conduzirá voos com jatos F-15B equipados com sondas especiais (Imagem: NASA)

    O desenvolvimento do X-59 enfrentou atrasos significativos, incluindo os causados pela pandemia de Covid-19. Após ser apresentado ao público em janeiro de 2024, o jato completou sua Revisão de Prontidão de Voo em maio e realizou o primeiro teste de motor em novembro.

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    Embora ainda não tenha data definida para seu voo inaugural, o X-59 representa avanço significativo na busca por aviação supersônica mais silenciosa e eficiente.

    Fonte: Rodrigo Mozelli l Olhar Digital

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