A gigante catarinense WEG e a montadora Lecar assinaram um documento em conjunto que prevê o desenvolvimento de geradores e inversores elétricos para os futuros modelos híbridos da marca. A WEG deve fornecer o sistema gerador Range Extender, desenvolvida para aumentar a autonomia de veículos elétricos.
“Essa parceria possibilita o desenvolvimento do nosso veículo híbrido flex, através de uma tecnologia única no mercado que combina motor a combustão flex com motor elétrico e gerador WEG”, afirma Flávio Figueiredo de Assis, CEO da Lecar, o “Elon Musk brasileiro”. A comparação com o bilionário sul-africano vem devido à semelhança das empresas: tanto a Lecar quanto a Tesla investem em modelos que usam a eletricidade como combustível (no caso da brasileira, os modelos são híbridos).
Com a assinatura, agora, as empresas avançam para a próxima etapa, a finalização de um contrato definitivo de fornecimento e desenvolvimento. A previsão é que o modelo Lecar 459 da montadora brasileira esteja disponível no mercado já em 2026.
Ainda não é possível colocar as mãos em no primeiro híbrido 100% brasileiro: o Lecar 459 ainda está em lista de espera. É possível montar o seu pelo site da marca, e o valor do carro produzido com DNA catarinense deve ser a partir de R$ 150 mil.
Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;
Siga
a nossa página do Colidernews no Facebook.
Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.
Saiba tudo do nosso site na pagina
oficial do Twitter ‘X’.
Siga o Colidernews também no Instagram.
Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.
A fábrica da Lecar ficará no Espírito Santo, em Sooretama. A expectativa é que a planta fique pronta em 2026, mas a intenção do “Elon Musk brasileiro” é ter veículos Lecar rodando antes mesmo disso. Em entrevista ao g1 no final do ano passado, ele demonstrou interesse em fabricar os primeiros protótipos na China, para entregá-los entre março e abril de 2025. Carro na mão dos donos, no entanto, só em agosto de 2026.
Fonte: Kássia Salles da Silva l NSC Total