Quarta-feira, 7 de outubro de 2026

AL vota projeto do Executivo que altera cobrança de ICMS sobre combustíveis

A Sessão Deliberativa Ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso está agendada para às 10h.

AL vota projeto do Executivo que altera cobrança de ICMS sobre combustíveis
Foto: Arquivo Colíder News

Deputados estaduais devem votar nesta sexta-feira (30) um projeto de lei de autoria do Governo de Mato Grosso que altera normas relativas ao ICMS que incide sobre operações com combustíveis no Estado.

 

Leia também - Fávaro reforça compromisso e é parabenizado por políticos

 

A Sessão Deliberativa Ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso está agendada para às 10h. O Executivo estadual encaminhou uma mensagem à presidência da AL solicitando a tramitação do projeto, em regime de urgência.

 

O projeto de lei “altera a Lei n° 7.098, de 30 de dezembro de 1998, que consolida normas referentes ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS, e dá outras providências”.

 

O Governo explicou que objetiva-se acrescentar capítulo específico para disciplinar operações com combustíveis, em particular com diesel, biodiesel e gás liquefeito de petróleo, inclusive o derivado do gás natural.

 

O Executivo citou que em março deste ano foi editada a Lei Complementar (federal) n° 192 que definiu os combustíveis sobre os quais a cobrança do ICMS incidiria uma única vez.

 

“Ocorre que a aludida Lei Complementar foi objeto de ataques junto ao Poder Judiciário, até mesmo para questionar sua inobservância por unidade federada, dando azo à Ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 984, junto ao Supremo Tribunal Federal”, explicou o Governo.

 

Foi proferido um acórdão e estados e o Distrito Federal firmaram um acordo, que estabeleceu a uniformidade da alíquota do ICMS dos combustíveis.

 

“Do referido Acordo, [...] assumiram o encargo exarado à cláusula primeira: [...] Proposta de acordo imediato quanto ao aperfeiçoamento legislativo no tocante ao reconhecimento do CONFAZ como o órgão legitimado para implementar a monofasia e a uniformidade da alíquota do ICMS dos combustíveis [...] Até 31 de dezembro de 2022, os Estados celebrarão convênio para adoção do ICMS uniforme e monofásico para os combustíveis previstos nesta cláusula, com exceção da gasolina”, justificou o Governo.

 

Tributação monofásica significa aplicar uma única vez o tributo em toda a cadeia de um produto ou serviço.   No âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), foi celebrado o Convênio ICMS 199, de 22 de dezembro de 2022, que dispõe sobre o regime de tributação monofásica do ICMS , com efeitos a partir de 1° de abril de 2023.

 

“Anota-se que o aludido Convênio, logo em sua cláusula primeira, define que o ICMS ‘incidirá uma única vez, qualquer que seja sua finalidade, nas operações, ainda que iniciadas no exterior com diesel, biodiesel e gás liquefeito de petróleo, inclusive o derivado do gás natural’”.

 

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do Colidernews no Facebook.

Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.

Saiba tudo do nosso site na pagina oficial do Twitter.

Siga o Colidernews também no Instagram.

Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.

Junte-se a nós também no Grupo do Colidernews no Signal.

Com base nisso o Estado busca alinhar a legislação estadual ao que foi disposto no convênio, mediante atualização do ICMS.

 

“Solicita-se que seja observado na respectiva tramitação regime de urgência, tendo em vista que a eficácia do Convênio ICMS 199/2022 terá início logo em 1° de abril de 2023, portanto, sendo premente a atualização da legislação estadual para manter harmonia com as disposições hierarquicamente superiores que a orientam”.

Esta informação foi útil?Compartilhe com seus contatos.
22ª Festa do Carneiro
Publicidade 22ª Festa do Carneiro Conhecer parceiro