Terça-feira, 29 de setembro de 2026

Apagão atinge Chapada durante Festival de Inverno e afeta mais de 10 cidades do Norte de MT

Concessionária afirma que interrupção em Chapada foi causada por falha na subestação do município e esclarece que o apagão que atingiu cidades do norte de Mato Grosso teve origem distinta.

Apagão atinge Chapada durante Festival de Inverno e afeta mais de 10 cidades do Norte de MT
Foto: Arquivo Colíder News
Chapada dos Guimarães (a 64 km de Cuiabá) ficou sem energia elétrica na noite desse sábado (1º), durante a programação do Festival de Inverno. A interrupção no fornecimento foi causada por uma falha em um alimentador na saída da subestação que abastece o município, segundo a Energisa.

De acordo com a concessionária, foi realizada uma manobra emergencial para restabelecer o fornecimento e, na sequência, um desligamento programado de cerca de 40 minutos para que equipes técnicas realizassem a manutenção com segurança.

A empresa informou que a medida foi preventiva, com o objetivo de evitar problemas mais graves no sistema. Apesar da interrupção, a programação do Festival de Inverno foi retomada normalmente após o retorno da energia.
Veja o informativo neste link abaixo:

Recebemos a informação da Energisa de que o fornecimento de energia deverá ser restabelecido em aproximadamente 40 minutos.


https://www.instagram.com/p/DbhRa1CxMeP/


Na mesma noite, um apagão de maior proporção atingiu diversas cidades do norte de Mato Grosso. A falta de energia durou cerca de duas horas e afetou moradores de municípios como Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Alta Floresta, Santa Carmem, Tapurah, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Matupá, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Colíder e Marcelândia.

Nas redes sociais, moradores compartilharam vídeos e fotos mostrando ruas às escuras e relataram os transtornos provocados pela interrupção no fornecimento.

Segundo a Energisa, o apagão no norte do estado foi causado por uma falha em uma linha de transmissão responsável por abastecer a região. A concessionária afirmou que sua rede de distribuição não apresentou problemas e que acompanhou a ocorrência junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Conteúdo da reportagem no Instagram Ver no Instagram

Sem relação

Apesar de os dois episódios terem ocorrido na mesma noite, a Energisa destacou que eles não têm relação entre si. Em Chapada dos Guimarães, a falha ocorreu na subestação que atende o município. Já o apagão no norte de Mato Grosso teve origem no sistema de transmissão de energia, afetando simultaneamente diversas cidades da região.
Esta informação foi útil?Compartilhe com seus contatos.
Auto Posto Pit Stop
Conexão especial Auto Posto Pit Stop Conhecer parceiro