Quarta-feira, 30 de setembro de 2026

Deputado 'decora' plenário da AL com caixões para audiência

Tendência é que debate seja acalorado

Deputado 'decora' plenário da AL com caixões para audiência
Rep. Folha MaxFoto: Arquivo Colíder News

A Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira (18), às 9h, no Plenário das Deliberações Renê Barbour, audiência pública onde a Frente Parlamentar da Bacia do Rio Cuiabá irá debater com autoridades e representantes da sociedade civil os impactos dos cinco primeiros meses da Lei 12.434/2024, que trata da política da pesca em Mato Grosso.


A legislação proíbe o transporte armazenamento e comercialização de 12 espécies de peixes que povoam os rios do estado (Cachara, Caparari, Dourado, Jaú, Matrinchã, Pintado/Surubin, Piraíba, Piraputanga, Pirara, Pirarucu, Trairão e Tucunaré), “o que inviabiliza a pesca artesanal e profissional em Mato Grosso, visto serem estas as espécies de maior valor comercial para atividade pesqueira”, segundo o requerente da audiência, o deputado estadual Wilson Santos (PSD).

O pelnário do Legislativo está "decorado" com 11 caixões simbolizando alguns pescadores que teriam perdido a vida em decorrência da proibição. Cerca de 10 ônibus com 500 pescadores deverão provocar tumulto no palácio Dante de Oliveira.

A lei 12.434/24 é uma espécie de “flexibilização” da lei 12.197/23, conhecida como "Transporte Zero", que inicialmente fechava a pesca artesanal por cinco anos, a partir de janeiro de 2024. Legislação que é alvo de três Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 7471, 7514 e 7590), propostas respectivamente, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Social Democrático (PSD) e Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA). O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça é o relator da ADI.

No início de julho deste ano, negou liminar para barrar a lei estadual até que emita parecer final sobre o questionamento. Seu voto será avaliado pelos outros 10 ministros do STF para uma decisão final.

“O ministro relator é o primeiro a se pronunciar, mas os 11 ministros do STF precisam votar. Infelizmente ele (Mendonça) tem demorado muito e a morosidade tem provocado prejuízos incomensuráveis aos pescadores e à toda cadeia da pesca. Pescadores estão vivendo da ajuda de amigos e familiares, empresas do setor foram à falência. Pior que isso: seis pessoas já morreram diante de todo este quadro lastimável”, disse Wilson Santos. “Esta audiência vai debater todos os aspectos sociais e econômicos provocados pela lei estadual que se sobrepõe a legislação nacional da pesca (lei 11.959/2009) e que não tem qualquer embasamento científico que a sustente. Pelo contrário, estudos demonstram que o estoque pesqueiro na Bacia do Alto Paraguai, a qual pertencem os rios de Mato Grosso, está normalizado. Portanto, a pesca não traz prejuízos ambientais a Mato Grosso como diz a lei estadual”, completou.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do Colidernews no Facebook.

Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.

Saiba tudo do nosso site na pagina oficial do Twitter.

Siga o Colidernews também no Instagram.

Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.

Junte-se ao Grupo do Colidernews no Signal.

Vale ressaltar que órgãos federais como Ministério da Pesca, Ministério do Meio Ambiente, Advocacia-Geral da União, Defensoria Pública Federal, PGR e INSS já se posicionaram contrários à lei estadual em pareceres enviados ao STF, “que foram ignorados pelo relator”.

Esta informação foi útil?Compartilhe com seus contatos.
Auto Posto Pit Stop
Conexão especial Auto Posto Pit Stop Conhecer parceiro