Sexta-feira, 16 de outubro de 2026

Empresário constrói em Sinop primeira casa com impressora 3D do Brasil

A residência de 68 metros quadrados possui dois quartos, sala, cozinha, banheiro social, lavanderia e varanda

Empresário constrói em Sinop primeira casa com impressora 3D do Brasil
Foto: Arquivo Colíder News

O empresário Ederson Hoscher, CEO da Hom3D, empresa com sede em Sinop (480 km de Cuiabá), é pioneiro na construção da primeira casa construída por uma impressora 3D do Brasil. Ele foi o vencedor da etapa de Sinop do Start & UP realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae-MT), nesse mês de dezembro.


A construção está localizada na região central do município de Sinop e demorou pouco mais de 30 horas para ser finalizada a parte estrutural. A residência de 68 metros quadrados possui dois quartos, sala, cozinha, banheiro social, lavanderia e varanda.

Segundo o empresário, o projeto de construção do equipamento, testes e metodologia de toda a construção durou cerca de dois anos, mas que agora foi possível tirar do papel a ideia e colocar em prática.

“Produzimos um equipamento aqui em Sinop e construímos a primeira casa com impressão 3D do Brasil. Esse equipamento foi construído aqui no município e é considerado um pioneirismo da nossa cidade”, disse.

As residências nesse modelo considerando o mesmo tamanho ficam em torno de 20% mais baratas que as construções tradicionais, ainda com a necessidade de empregabilidade de poucas pessoas e uma construção com resíduos de obras bem menor.

O assistente técnico Allan Finger, explica que ideias inovadoras como essa são apoiadas pel0 Sebrae/MT principalmente para o desenvolvimento econômico e social de todo o Estado.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do Colidernews no Facebook.

Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.

Saiba tudo do nosso site na pagina oficial do Twitter ‘X’.

Siga o Colidernews também no Instagram.

Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.

“Vemos que Sinop tem um público empreendedor muito forte e muitas ideias com potencial são apresentadas em programas como o Start & UP”, contou.

Reprodução/Sebrae-MT

Casa impressão 3D
Esta informação foi útil?Compartilhe com seus contatos.
22ª Festa do Carneiro
Publicidade 22ª Festa do Carneiro Conhecer parceiro