Quarta-feira, 30 de setembro de 2026

Governo deve notificar Telegram por envio de mensagem contra o PL das Fake News e avalia aplicação de multa

Executivo avalia alcance da ação, se irá determinar publicação de mensagem corretiva, aplicar multa, entre outras medidas

Governo deve notificar Telegram por envio de mensagem contra o PL das Fake News e avalia aplicação de multa
Foto: Arquivo Colíder News

O Ministério da Justiça vai notificar o Telegram pelo disparo de mensagem aos usuários, na tarde desta terça-feira (9), contra o PL das Fake News. O projeto teve a votação adiada em meio à forte pressão de bigtechs e grupos políticos. De acordo com fontes do governo, a medida será adotada pela Secretaria Nacional do Consumidor, órgão vinculado à pasta, que tem fiscalizado a atuação das redes sociais devido aos ataques ao PL, que estabelece regulação das redes.

O governo avalia o alcance da notificação, se irá determinar a publicação de mensagem corretiva, aplicar multa, entre outras medidas.

Na semana passada, a página principal do Google exibiu o acesso a textos negativos sobre a proposta. Após notificação do governo, o conteúdo foi retirado do ar. A repercussão, no entanto, impactou no adiamento da votação do PL.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do Colidernews no Facebook.

Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.

Saiba tudo do nosso site na pagina oficial do Twitter.

Siga o Colidernews também no Instagram.

Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.

Junte-se a nós também no Grupo do Colidernews no Signal.

Agora, no caso do Telegram, que é um aplicativo de mensagens rápidas, não houve publicação de links, mas o envio de mensagem diretamente aos celulares e dispositivos dos usuários.

No texto, o Telegram afirma que a proposta dá ao governo “poderes de censura” e que é perigosa para os direitos humanos fundamentais.

Esta informação foi útil?Compartilhe com seus contatos.
Auto Posto Pit Stop
Conexão especial Auto Posto Pit Stop Conhecer parceiro