Segunda-feira, 12 de outubro de 2026

Justiça decreta falência de supermercado após calote de clientes em MT

Empresa também alegou que concorrentes abaixaram preços de produtos

Justiça decreta falência de supermercado após calote de clientes em MT
ReproduçãoFoto: Arquivo Colíder News

A 4ª Vara Cível de Rondonópolis (216 Km de Cuiabá) decretou a falência do Supermercado Cascalinho, localizado no município.


A organização movia um processo de recuperação judicial desde o ano de 2019, contabilizando dívidas de R$ 2,8 milhões.

De acordo com um despacho do dia 30 de junho de 2023, o supermercado chegou a apresentar e colocar em prática um plano de recuperação judicial, porém, os credores denunciaram que ele não vinha sendo seguido.

Posteriormente nos autos, o próprio estabelecimento comercial pediu que a Justiça convolasse a recuperação em sua falência. 

O Poder Judiciário acatou a solicitação. “O processo de recuperação judicial só tem razão de existir enquanto as recuperandas possuem viabilidade e condições de soerguimento. E tal cenário, lamentavelmente, não mais existe nestes autos – o que leva à consequente convolação da recuperação judicial, diante das afirmações tecidas pelas recuperandas”, diz trecho do despacho.

Com a decretação de falência, suspende-se, novamente, processos de cobrança contra a organização com exceção daqueles que ainda precisam apurar o valor do débito. Dívidas trabalhistas serão processadas na Justiça do Trabalho.

De acordo com o processo, o Supermercado Cascalhinho (NR Supermercados) reclama que sofreu uma grande concorrência que a fez operar no “vermelho”, a partir de 2018, com a abertura de um “novo supermercado”. “Em 2018, a abertura de um novo supermercado, anunciando ofertas e promoções com valores muito abaixo do preço de custo dos produtos, acirrou ainda mais a concorrência entre os mercados da cidade, que passaram a abaixar de forma drástica seus preços e consequentemente sua lucratividade.

A NR Supermecados Ltda-Me se viu a obrigada a entrar nesta competição pelos clientes, baixando seus preços, porém, não de forma tão agressiva quanto seus concorrentes”, diz trecho do processo. O Supermercado Cascalinho também reclama da inadimplência dos clientes, atingidos por uma suposta “crise”.

“Com a crise afetando principalmente a faixa econômica dos clientes da NR, a empresa passou a enfrentar queda nas vendas e inadimplência de clientes, ficando cada vez mais difícil a quitação de suas obrigações. Assim, diante deste cenário de crise e contratos bancários com juros e penalidades abusivas, as empesas vêm enfrentando dificuldades de cumprir seus prazos de pagamentos”, reclama a organização.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do Colidernews no Facebook.

Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.

Saiba tudo do nosso site na pagina oficial do Twitter.

Siga o Colidernews também no Instagram.

Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.

Junte-se ao Grupo do Colidernews no Signal.

No mesmo local do estabelecimento, informa o processo, funcionava o Supermercado Real, aberto ainda na década de 1980 e que encerrou suas atividades posteriormente. 

Fonte: Diego Frederici l Folha Max

Esta informação foi útil?Compartilhe com seus contatos.
22ª Festa do Carneiro
Publicidade 22ª Festa do Carneiro Conhecer parceiro