O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) divulgou nessa terça-feira (26) as marcas e lotes de café impróprio para consumo. O Ministério determinou a apreensão dos produtos considerados inadequados.
Matéria estranhas e detritos tornaram café impróprio para consumo
Os fiscais encontraram materiais como cascas, galhos, detritos, grãos, sementes de outras espécies vegetais, areia, pedras e torrões, acima do limite permitido.
A Portaria 570/2022 regula sobre a qualidade do café torrado e estabelece os limites. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), desde 2014, permite 60 fragmentos de inseto para cada 25 gramas de café torrado e moído.
Lotes foram retirados de circulação
Das sete marcas apreendidas, quatro delas não tinham registro no Mapa. Três delas foram encontradas em distribuidores no Sudeste do país, duas delas no Sul e outras duas no Nordeste.
O consumidor que tiver comprado o café impróprio pode solicitar a substituição do produto. Ele deve enviar uma denúncia para o Procon e entrar em contato pelo canal Fala.BR, caso encontrem esses lotes em circulação.
Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;
Siga a nossa página do Colidernews no Facebook.
Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.
Saiba tudo do nosso site na pagina oficial do Twitter ‘X’.
Siga o Colidernews também no Instagram.
Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.
Confira as marcas e lotes retirados de circulação
Marcas e lotes de café retirados de circulação – Foto: Divulgação/Mapa/NDEm agosto desse ano, o Mapa já havia divulgado e apreendido lotes de 16 marcas impróprias, também por excesso de impurezas e matérias estranhas.
Fonte: João Ribeiro l ND Mais


