Quarta-feira, 7 de outubro de 2026

MP analisa proposta da Sejudh para evitar intervenção federal em MT

Judiciario

MP analisa proposta da Sejudh para evitar intervenção federal em MT
Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar DiretoFoto: Arquivo Colíder News
O procurador Paulo Prado, do Ministério Público do Estado (MPE) já recebeu, e ainda analisa, a proposta da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) referente à construção de unidades do Sistema Socioeducativo em Mato Grosso.

No último dia 10 de agosto o MPE, a Sejudh, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e a Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso (PGE/MT) se reuniram, a portas fechadas, para dialogar sobre o caso e evitar intervenção federal. O processo segue em segredo.
 
Leia mais:
Estado terá 10 dias para apresentar ao MPE plano de obras para evitar intervenção federal
 
Na reunião do dia 10 de agosto a Sejudh se comprometeu a apresentar uma proposta no dia 20 de agosto, em uma audiência agendada para aquele dia. De acordo com a Secretaria, a proposta já foi enviada ao Ministério Público. Procurada, a Sejudh afirmou, no entanto, que não pode divulgar o teor da proposta até o processo ser finalizado.

A desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) Clarice Claudino, que conduziu a reunião do dia 10, foi que agendou a audiência do dia 20. O TJMT afirmou que a proposta ainda está sendo analisada pelo procurador Paulo Prado e não foi encaminhada à desembargadora, portanto, ainda não há data marcada para uma nova audiência.

Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso (PGE/MT), que também acompanhou a reunião do dia 10, também reforçou que o processo segue em sigilo e ainda não há informações sobre a proposta a serem divulgadas.

A reunião

No dia 10 de agosto o Tribunal de Justiça concedeu prazo de 10 dias para que o governador Pedro Taques informasse quando começariam as obras em Cáceres, Tangará da Serra, Barra do Garças, Rondonópolis, Várzea Grande e Cuiabá.

O MPE alega que o governador do Estado Pedro Taques (PSDB) tem descumprido ordem judicial cujo processo transita em julgado nas comarcas de Cuiabá, Barra do Garças e Cáceres referentes à reforma ou construção de Centros Socioeducativos.

O órgão ministerial tem movido reiteradas ações em prol das unidades socioeducativas, muitas delas frutíferas. No início deste ano, a juíza Gleide Bispo Santos, determinou o bloqueio de R$ 31,5 milhões do Tesouro Estadual para construção de unidades do Sistema Socioeducativo.
Conteúdo parceiroBoa Carne Gif
Esta informação foi útil?Compartilhe com seus contatos.
22ª Festa do Carneiro
Publicidade 22ª Festa do Carneiro Conhecer parceiro