Quarta-feira, 16 de setembro de 2026

MT se mantém na liderança com o maior rebanho bovino do país

O estado conta 34,3 milhões de animais, de acordo com os dados do Indea

MT se mantém na liderança com o maior rebanho bovino do país
Foto: Arquivo Colíder News

Mato Grosso bateu o recorde pelo sexto ano consecutivo e segue na liderança entre os estados com o maior número de cabeças de gado. Os dados são confirmados pelo levantamento do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). Atualmente, o rebanho conta com 34,3 milhões de animais. 

Em 2022 o crescimento no estado foi de 4,66%. Comparando com o panorama geral do país, Mato Grosso detém 14,08% do rebanho de bovino nacional.

Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade, Juara, Juína e Alta Floresta lideram o ranking de municípios mato-grossenses com maior quantidade de animais. Juntos, eles concentram 5,1 milhões de bovinos. Já Colniza, Cáceres, Juína, Nova Bandeirantes e Alta Floresta são os municípios com a maior quantidade de propriedades rurais voltadas para a pecuária.

Última etapa da vacina da Febre Aftosa

Em novembro de 2022 33,5 milhões de bovinos e bubalinos foram vacinados contra a febre aftosa em Mato Grosso. Nessa etapa foi obrigatória a vacinação de bovinos e bubalinos de todas as idades, nos estabelecimentos rurais de todas as regiões do Estado, exceto na Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do Colidernews no Facebook.

Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.

Saiba tudo do nosso site na pagina oficial do Twitter.

Siga o Colidernews também no Instagram.

Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.

Junte-se a nós também no Grupo do Colidernews no Signal.


Neste ano, o estado não precisará vacinar o rebanho contra a febre aftosa. Como resultado do controle rigoroso da sanidade animal, o Estado recebeu autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para suspender a vacinação. E segue tomando providências para receber a certificação com livre sem vacinação. 
 

Editado por: Ana Moura, de Cuiabá (MT)

Fonte: Canal Rural

Esta informação foi útil?Compartilhe com seus contatos.
Auto Posto Pit Stop
Conexão especial Auto Posto Pit Stop Conhecer parceiro