Terça-feira, 6 de outubro de 2026

'Não há confirmação sobre envio de insumos', diz Saúde

O Instituto Butantan já informou que não tem mais insumos disponíveis para continuar a produção da vacina contra a covid-19

'Não há confirmação sobre envio de insumos', diz Saúde
Foto: Arquivo Colíder News

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou durante coletiva realizada nesta sexta-feira (7), que ainda não há confirmação sobre o envio do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para a produção da CoronaVac, vacina contra a covid-19 produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, em São Paulo.


O instituto comunicou que já envasou todo o insumo que tinha disponível e espera pela chegada de um novo lote de matéria-prima, previsto para o dia 18 deste mês.

Segundo o secretário-executivo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se reuniu hoje com o embaixador da China no Brasil para tratar do envio e destacou que não é uma iniciativa isolada do governo federal em relação ao país asiático.

“O ministro esteve hoje com o embaixador chineês, não tive a oportunidade de participar da reunião, mas é importante destacar que não é uma iniciativa isolada, estamos sempre conversando, seja com a embaixada brasileira em Pequim, seja com o embaixador chinês aqui no Brasil, sempre com o objetivo de garantir que o IFA chegue ao país. Não temos confirmação ainda de embarque do IFA, estamos tratando disso”, afirmou.

Contrato de 100 milhões de doses da Pfizer

Na última segunda-feira (3), Queiroga afirmou que o país está perto de comprar mais 100 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a covid-19. No entanto, segundo Cruz, o contrato ainda não foi fechado.

“O contrato ainda não está assinado, está em fase final de formalização. Uma das etapas era a publicação da dispensa de licitação, que já foi feita na quinta-feira. A gente precisa de crédito específico para isso, então está correndo uma medida provisória de crédito para celebrar a vacina”, disse o secretário.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do Colidernews no Facebook.

Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.

Siga o Colidernews também no Instagram.

Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.

Junte-se a nós também no Grupo do Colidernews no Signal.

Ele também pontuou que o ministério já sinalizou positivamente sobre os termos contratuais que foram estabelecidos pela empresa e que aguarda a validação com a Pfizer mundial.

“A expectativa é de que a gente consiga vencer isso no final de semana, para que na próxima semana possamos formalizar a assinatura desse contrato para aquisição de mais de 100 milhões de doses”, afirmou Cruz.

Esta informação foi útil?Compartilhe com seus contatos.
22ª Festa do Carneiro
Publicidade 22ª Festa do Carneiro Conhecer parceiro