Terça-feira, 29 de setembro de 2026

Operação contra desmatamento ilegal apreende 3 tratores e escavadeira

A fiscalização terminou nesta sexta-feira (19.03) e flagrou o desmatamento ilegal de 440 hectares e aplicou R$ 2,2 milhões em multas.

Operação contra desmatamento ilegal apreende 3 tratores e escavadeira
Foto: Arquivo Colíder News

Mais uma operação contra o desmatamento ilegal em Mato Grosso resultou na apreensão de dois tratores de esteira, um trator de pneu, uma escavadeira hidráulica, e cinco motosserras. A fiscalização terminou nesta sexta-feira (19.03) e flagrou o desmatamento ilegal de 440 hectares e aplicou R$ 2,2 milhões em multas. 


 

A operação foi coordenada pela pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Diretoria Regional de Alta Floresta, em parceria com a Polícia Judiciária Civil, por meio da Delegacia Regional de Alta Floresta. 

 

Foram atendidos alertas de desmatamento nas cidades de Apiacás, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, e Paranaíta. Quatro pessoas foram presas em flagrante e conduzidas à delegacia durante a operação, que ocorreu entre os dias 15 e 19 de março.

 

A apreensão de maquinários é uma importante etapa das operações, já que a ação impede a continuidade dos danos ambientais, e descapitaliza de imediato os infratores, que podem perder o bem com a conclusão do processo de responsabilização.

 

Como ocorre a fiscalização

Os fiscais ambientais são direcionados estrategicamente para os locais onde há desmatamento ilegal, por meio do monitoramento em tempo real, por satélite, utilizado pela Sema para flagrar infratores.

 

Governo de Mato Grosso implantou a política da tolerância zero com o desmatamento ilegal, e está investindo no monitoramento e fiscalização para prevenir as ilicitudes. 

 

Ao identificar a alteração de vegetação por imagens de satélite precisas, o Estado avisa por e-mail ao produtor sobre o alerta, e providencia a fiscalização in loco para a penalização do infrator.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do Colidernews no Facebook.

Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.

Siga o Colidernews também no Instagram.

Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.

Junte-se a nós também no Grupo do Colidernews no Signal.

 

A atuação do Ministério Público do Estado (MPE), e Ministério Público Federal (MPF), garante que quem desmata ilegalmente responde também nas esferas criminal e civil, além de processo administrativo. O objetivo é a redução do desmatamento ilegal.

Esta informação foi útil?Compartilhe com seus contatos.
Auto Posto Pit Stop
Conexão especial Auto Posto Pit Stop Conhecer parceiro