Terça-feira, 6 de outubro de 2026

PF mira 2 em MT por transportar 500 quilos de drogas por aviões

Mandados são cumpridos em cidades do Norte

PF mira 2 em MT por transportar 500 quilos de drogas por aviões
Foto: Arquivo Colíder News
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira, a Operação Mállku, com o objetivo de desarticular grupo criminoso responsável pela logística de transporte de cocaína oriunda da Bolívia para o Brasil mediante aeronaves. A investigação é desdobramento da apreensão de mais de meia tonelada de cocaína realizada em fevereiro de 2026 pela Polícia Federal e pelo Gefron, em Marcelândia/MT.

Na ocasião, uma aeronave utilizada no transporte da droga foi localizada em uma propriedade rural, sendo apreendida juntamente com a carga ilícita, uma arma de fogo e um veículo utilizado no apoio logístico, além de elementos probatórios que permitiram o avanço das investigações. As diligências desenvolvidas pela PF revelaram que a cocaína apreendida teve origem na Bolívia, sendo introduzida em território nacional por meio de rota aérea clandestina destinada ao abastecimento de grupos criminosos atuantes no Brasil.

São cumpridas sete ordens judiciais, sendo dois mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em endereços vinculados aos investigados, nas cidades de Ribeirão Preto/SP; de Sinop, de Alta Floresta e de Marcelândia, em Mato Grosso. Os elementos de prova reunidos apontam para a existência de uma estrutura criminosa responsável por atividades de internalização do entorpecente em território nacional.

Esta informação foi útil?Compartilhe com seus contatos.
22ª Festa do Carneiro
Publicidade 22ª Festa do Carneiro Conhecer parceiro