Terça-feira, 29 de setembro de 2026

PSL e PT se unem e lideram bloco na Assembleia para "pressionar" Mauro

Deputados Sílvio Fávero, Claudinei Lopes, Valdir Barranco, Lúdio Cabral, Elizeu Nascimento e Saturnino Masson integram novo bloco

PSL e PT se unem e lideram bloco na Assembleia para "pressionar" Mauro
Foto: Arquivo Colíder News

O bloco formado pelos novos deputados estaduais resolveu ser mais agressivo em relação aos colegas veteranos nas sessões da Assembleia Legislativa (AL). Líder do grupo, Sílvio Favero (PSL) afirmou que o alinhamento das forças  entre ele, Eliseu Nascimento (DC), Saturnino Masson (PSDB), entre outros, está forte e agora pode exercer muito mais pressão “pelo bem de Mato Grosso”.

Foi o anúncio oficial da criação de um novo bloco independente. Este será complementado ainda por Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT) e Delegado Claudinei (PSL), mas pode ser ampliado. “Tem mais uns dois que estão nos seguindo. Vamos encaminhar para a Mesa Diretora um requerimento oficializando”.

Fávero já deu o tom que o grupo deve adotar em relação ao Poder Executivo. “É assim ó: o que for bom pra Mato Grosso nós vamos votar, agora o que for contra a população, nós vamos votar contra daqui pra frente. Então só quero deixar aqui registrado mais uma vez”, disparou, durante a sessão matutina desta quarta-feira (25).

A fala foi feita enquanto ele defendia um de seus projetos, o que permite à população parcelar o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em até 12 vezes e que segundo ele não fora votado somente por desinteresse dos antigos, mesmo sendo, na percepção dele, bom para a população.

 “Temos que ter um pouco mais de zelo com nosso Estado. Estou entrando com uma lei e gostaria do apoio de todos os deputados para votar a favor da população mato-grossense em 12 vezes. Também vamos formar o novo bloco independente”, disse.

ATRASOS

Em sua fala, o deputado do PSL também afirmou que o esvaziamento constante e falta de quórum prejudicam muito não só as votações, mas toda a administração do Estado. E defendeu a tese do presidente Eduardo Botelho (DEM) de que o ponto deve sim ser descontado.

“Mais uma vez a gente fica triste com a ausência dos deputados nesta AL, tudo bem que alguns acompanharam nosso presidente Eduardo Botelho, mas e o resto dos deputados? Tem que começar a descontar o ponto, mas a valer”, disse o ex-vice-prefeito de Lucas do Rio Verde (distante 332 quilômetros de Cuiabá).

Sua indignação foi acompanhada em discurso por Doutor João, que classificou como "palhaçada". "Tá uma brincadeira. A gente chega cedo aqui pra participar de votação, do pequeno expediente. Tudo bem. Mas sessão começa 15 pras 10. Aí chega aqui, três ou quatro falam. Então, vamo resolver isso aqui direito, vamos começar na hora certa ou vamos fechar isso aqui. Pra que que serve isto aqui, p***? Pra dois falar e todo mundo ficar olhando igual besta? Acho que 09h são 09h, não está? Mete falta. 10 minutos de tolerância. 17h, são 17h. Tem que parar essa palhaçada que tá aqui. Isso é um absurdo. Desculpa, mas é um absurdo o que está acontecendo aqui", disse, literalmente.

A sessão matutina, aliás, terminou sem que nenhum projeto fosse analisado.

Esta informação foi útil?Compartilhe com seus contatos.
Auto Posto Pit Stop
Conexão especial Auto Posto Pit Stop Conhecer parceiro