Quinta-feira, 8 de outubro de 2026

SC identifica primeiro caso da subvariante BA.2 da Ômicron

Dois foram identificados em São Paulo.

SC identifica primeiro caso da subvariante BA.2 da Ômicron
Foto: ReproduçãoFoto: Arquivo Colíder News

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) informou, neste sábado (5), que foi identificado o primeiro caso da subvariante BA.2 da variante de preocupação Ômicron da Covid-19 no estado. Nesta sexta-feira (4), o Ministério da Saúde havia confirmado três casos no país; agora, o número total subiu para cinco.


Dois foram identificados em São Paulo. O Ministério da Saúde (MS) também confirmou dois pacientes com a variante no Rio de Janeiro.

Em Santa Catarina, o caso foi detectado em um homem de 42 anos, morador de Florianópolis. Ele apresentou sintomas de síndrome gripal e não chegou a ser hospitalizado. O MS confirmou que foi notificado

"O município de Florianópolis foi imediatamente comunicado, e informou que vem monitorando o caso, que cumpriu o período de isolamento preconizado, bem como está realizando monitoramento de contatos próximos", disse em nota a SES.

O diagnóstico do morador catarinense foi realizado pelo Laboratório Central (Lacen), por meio do exame RT-qPCR, que encaminhou a amostra para o Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz).

À medida que os vírus se transformam em novas variantes, às vezes eles se dividem ou se ramificam em sublinhagens. A variante delta, por exemplo, é composta por 200 subvariantes diferentes.

O mesmo movimento ocorreu com a ômicron, que inclui as linhagens BA.1, BA.2, BA.3 e B.1.1.529. Um estudo recentemente divulgado na Dinamarca apontou que a BA.2 é mais transmissível do que a BA.1 e mais capaz de infectar pessoas vacinadas.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do Colidernews no Facebook.

Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.

Saiba tudo do nosso site na pagina oficial do Twitter.

Siga o Colidernews também no Instagram.

Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.

Junte-se a nós também no Grupo do Colidernews no Signal.

A BA.1 responde pela maioria dos casos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 99% do DNA viral submetido ao banco de dados global GISAID (em 25 de janeiro de 2022) foi sequenciado como essa subvariante.

Não está claro onde ela se originou, mas a BA.1 foi detectada pela primeira vez em novembro, em sequências carregadas no banco de dados das Filipinas.


FONTE: G1

Esta informação foi útil?Compartilhe com seus contatos.
22ª Festa do Carneiro
Publicidade 22ª Festa do Carneiro Conhecer parceiro