Quarta-feira, 30 de setembro de 2026

Secretário de infraestrutura é preso em operação que apura fraude em licitações

Jonatas Plinio é investigado por crimes contra a administração pública e acabou detido em flagrante por posse ilegal de munição

Secretário de infraestrutura é preso em operação que apura fraude em licitações
Foto: Arquivo Colíder News
O secretário municipal de Infraestrutura de Juína, Jonatas Plinio, foi preso nesta quarta-feira (8) durante a deflagração da Operação Prometheus, conduzida pela Polícia Civil de Mato Grosso. A ação investiga um esquema de crimes contra a administração pública supostamente praticados ao longo de sua gestão à frente da pasta.

Segundo a Polícia Civil, o secretário é investigado por fraude em licitação, peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e outros delitos correlatos. Apesar do conjunto de apurações em andamento, a prisão ocorreu em flagrante pelo crime de posse ilegal de munição de arma de fogo.

No decorrer da operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais atingiram a residência do investigado, a sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), um estabelecimento comercial de propriedade de Jonatas Plinio e um sítio localizado no município de Castanheira, no norte do estado.

De acordo com as investigações, o sítio teria sido adquirido pelo secretário pelo valor aproximado de R$ 2,2 milhões, montante considerado incompatível com a renda declarada e que levantou suspeitas de enriquecimento ilícito.

A Polícia Civil informou que, além das infrações penais investigadas na esfera criminal, os fatos apurados também podem configurar atos de improbidade administrativa. Nesse caso, a responsabilização deverá ser analisada pelos órgãos competentes, conforme prevê a legislação vigente.

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais localizaram munições na residência do secretário. Diante da constatação, foi dada voz de prisão em flagrante pelo crime de posse ilegal de munição de arma de fogo, previsto no Estatuto do Desarmamento.

Após a prisão, Jonatas Plinio foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Juína, onde foram adotadas as providências legais cabíveis. Em seguida, ele foi colocado à disposição do Poder Judiciário.

A Operação Prometheus segue em andamento e novas diligências não estão descartadas. A Polícia Civil não informou se outras pessoas também são alvos diretos da investigação.

Até o momento, a Prefeitura de Juína não se manifestou oficialmente sobre a prisão do secretário nem sobre eventuais medidas administrativas que poderão ser adotadas diante do caso.
Esta informação foi útil?Compartilhe com seus contatos.
Auto Posto Pit Stop
Conexão especial Auto Posto Pit Stop Conhecer parceiro