Quarta-feira, 14 de outubro de 2026

Tirar cidadania italiana deve ficar mais difícil; entenda

Regras mais rigorosas para o reconhecimento da dupla cidadania estão em pauta; entenda a situação

Tirar cidadania italiana deve ficar mais difícil; entenda
Foto: Arquivo Colíder News

Nos últimos anos tem sido frequentes movimentos que buscam limitar o direito dos ítalo-descendentes à dupla cidadania. O envolvimento do vice premie e ministro das relações internacionais da Itália, Antônio Tajani, propondo regras mais rigorosas para obter a documentação, coloca o tema na pauta do dia.


“Eu acredito que a cidadania seja uma coisa séria, tanto para quem tem origem italiana quanto para quem não tem. Então é preciso trabalhar seriamente, e convenceremos também o governo a restringir neste tema”, disse Tajani, autor do Projeto de Lei (PL) que tramita no parlamento italiano.

Os pontos básicos do PL são:

  • Limitar o reconhecimento de cidadania a descendentes não nascidos na Itália;
  • Excluir o direito à cidadania dos filhos adotados por descendentes de italianos;
  • Estabelecer critérios mais rigorosos para que os novos cidadãos tenham um vínculo genuíno com a Itália.

Consequência do PL para os ítalo-descendentes

  • O processo para conseguir a cidadania tende a ficar bem mais caro e difícil, com um trâmite mais complexo e demorado;
  • Além de se tratar de medidas que vão afetar diretamente milhões de brasileiros que estão planejando garantir a documentação.

Algumas vantagens do passaporte

  • Possibilidade de estudar nas melhores instituições de ensino da Europa;
  • Trabalhar e viver em qualquer país da comunidade europeia
  • Além de isenção de visto de entrada para mais de 155 países 

A recomendação dos especialistas é que os descendentes de italiano acelerem ao máximo seus processos de pedido de cidadania, porque, com as limitações propostas ao reconhecimento, caso sejam aprovadas, tornarão bem mais difícil a obtenção do documento.

Há, por outro lado, um trabalho sendo desenvolvido no Brasil para tentar se contrapor ao PL, mas que precisa ser fortalecido. No entanto, para que a burocracia não limite o projeto de dupla cidadania às futuras gerações, é preciso um movimento organizado, no qual a participação dos ítalo-descendentes é muito importante.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do Colidernews no Facebook.

Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.

Saiba tudo do nosso site na pagina oficial do Twitter ‘X’.

Siga o Colidernews também no Instagram.

Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.

“Precisamos fortalecer o movimento da italianidade, como este que estamos desenvolvendo na cidade, para mostrar que valorizamos e respeitamos nossas origens e possamos perpetuar os laços e os direitos à dupla cidadania às próximas gerações”, diz o Presidente da Società Italiana di Mutuo Soccorso de Piracicaba, Juliano Meneghel  Doriozotto.

Fonte: Jornal de Piracicaba


Esta informação foi útil?Compartilhe com seus contatos.
22ª Festa do Carneiro
Publicidade 22ª Festa do Carneiro Conhecer parceiro