Nós já falamos sobre a Benda aqui, apresentando sua pequena custom de 300cc. Agora a marca volta a ser notícia com o lançamento de uma custom ousada, de visual futurista e aptidão esportiva. E é movida por um motor Honda… ou quase isso.
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A LFC 700 adota um propulsor de quatro cilindros em linha, arrefecimento a líquido e comando de válvulas duplo no cabeçote. Na prática, é basicamente idêntico ao conjunto que equipa a atual linha CB 650 da Honda, inclusive com a mesma taxa de compressão e diâmetro. As diferenças ficam a cargo do curso do virabrequim um pouco maior, elevando a capacidade da chinesa para 680 cm³.
Assim, seu motor entrega 84,5 cv a 10.000 rpm e quase 7 kgf.m de torque a 8.500 rpm. A versão topo de linha traz algumas exclusividades, elevando a potência para 92,5 cv a 11.000 rpm, e que ainda incluem embreagem assistida e deslizante, assim como freios Brembo. Na versão de entrada as pinças são Nissin. Girando alto, o motor é capaz de levar a LFC até os 195 km/h reais – perto dos 220 km/h no painel.
A LFC 700 é uma bela moto custom, na proposta de cruiser moderna. Seu design é arrojado, quase futurista. Suas linhas fluídas passam a impressão de que ela é uma moto ainda maior do que realmente é. E olha que ela é grande já na ficha técnica. Possui 1.720 mm de entre eixos, mais que os 1.615 mm da Ducati XDiavel, por exemplo.
Ela também é baixa. Seu assento está a apenas 695 mm do solo – mais baixo que os 705 mm da Kawasaki Vulcan, para comparação. A altura total é de 1.100 mm (considerando os retrovisores) e, de largura, são 880 mm. De ponta a ponta, esta cruiser possui 2.430 mm.
No design, o farol em LED é pura ousadia e está rodeado por acabamentos em preto. O visual é volumoso e reforça as dimensões genorsas do modelo, incluindo seu largo pneu traseiro de 180 mm. Destaque, ainda, ao painel em TFT com conexão com smarthones, às suspensões KYB e aos freios ABS assinados pela Bosch.
Interessado nesta custom chinesa? Então prepare-se para se surpreender com o preço. A Benda LFC chega primeiro à China, onde tem preço sugerido de 45.800 yuans, algo próximo dos R$ 37 mil em conversão direta. Uma bagatela, considerando a tecnologia e ousadia do projeto.
E ainda há a LFS. A motocicleta adota o mesmo motor da cruiser, assim como freios Brembo e suspensões KYB. Entretanto, possui dimensões mais próximas do convencional, chassi tubular em aço e ‘apenas’ 1.430 mm de entre eixos. Também é mais acessível. Chegará à China em outubro, com preço partindo dos 38 mil yuans. São R$ 31 mil, em conversão direta.
Por enquanto, não há qualqer esperança de ver estas novas motos custom no Brasil, uma vez que a Benda não possui representação por aqui. Como a marca está expandindo sua atuação por boa parte da Europa, quem sabe em breve não nos dê uma chance também, não é?