Colíder - Domingo, 16 Jun 2024
(66) 9.9680-3949
Colíder News
Campanha Junho Vermelho O Seu Portal de Notícias
Hora Certa
Banner Whatsapp O Seu Portal de Notícias

Ford Maverick 2022 pickup: preço, versões, equipamento

A picape da marca norte-americana já faz muito sucesso em sua terra natal e nos países vizinhos da América do Norte, onde ela coleciona diversos...

19 Fev 2022 às 07:05
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS
Foto: Reprodução

Alguns lançamentos vem carregados de muita expectativa, e é exatamente esse o caso da nova Ford Maverick 2022. Criada para atender um público muito específico, será que toda essa responsabilidade cabe em sua caçamba?


A picape da marca norte-americana já faz muito sucesso em sua terra natal e nos países vizinhos da América do Norte, onde ela coleciona diversos prêmios como “Picape do Ano” e “Carro do Ano”.

Por aqui, ela chega apenas na versão topo de linha Lariat FX4 por R$ 239.990. Nós a aguardávamos como uma boa rival para a Fiat Toro, pois a Maverick também veio para explorar os clientes urbanos do segmento de picapes. Mesmo assim, ela revela algumas surpresas.

Confira tudo sobre a Ford Maverick 2022!

Ford Maverick 2022 – detalhes

ford maverick lariat fx4 2022 14

Não era apenas o mercado automotivo, inicialmente nos Estados Unidos e depois em outros países, que aguardava com expectativa essa nova picape com nome famoso. A própria Ford sabia de sua responsabilidade com esse lançamento.

Por isso, a marca divulgou que foram rodados mais de 30 milhões de quilômetros em diversos terrenos, condições e temperaturas para que a Maverick 2022 merecesse o selo de qualidade de suas picapes Raça Forte.

Como cada mercado tem suas particularidades, a Ford do Brasil também rodou bastante, ultrapassando a marca de 500.000 km em seu campo de provas de Tatuí (SP). Tudo isso tinha um objetivo claro: não errar em nada com esse lançamento.

Agora que já conhecemos de perto a nova picape, é possível ver em detalhes se essa meta foi alcançada. E de cara dá para dizer que estamos falando de um produto similar, mas com diferenças claras, em relação à sua rival Fiat Toro.

Visual exclusivo e interior espaçoso

Para começar, podemos citar suas medidas. A Maverick 2022 tem 5.092 mm de comprimento, 1.844 mm de largura, 1.733 mm de altura e 3.076 mm de entre-eixos, o que mostra que ela é 12,7 cm maior, 1,1 cm mais alta e 8,6 cm maior no entre-eixos que a rival italiana, além de empatar na largura.

Seu visual também foi numa direção um pouco diferente, tentando aplicar um pouco do que a Ford faz em suas picapes maiores. Na dianteira, a Maverick 2022 tem faróis em C unidos por uma barra cromada que abriga o logo da Ford.

ford maverick lariat fx4 2022 3

A grade em si e a parte inferior do para-choque são pintados em preto, e ali aparecem dois ganchos de reboque funcionais. Além disso, sua parte frontal ainda mostra um capô imponente e um formato geral no estilo quadrado.

Passando para sua lateral, a Maverick 2022 tem linhas muito mais discretas e práticas do que chamativas, mas isso faz parte de sua proposta. Com apenas um vinco na parte inferior das portas, ela ainda tem rodas de 17 polegadas posicionadas para fora da carroceria.

Um aspecto diferente aplicado pela Ford é a linha de cintura mais baixa. Aliás, não é uma tarefa difícil entrar e sair da picape, como acontece em modelos maiores de nosso segmento, como sua irmã Ranger.

Chegando à parte traseira, a Maverick 2022 tem lanternas grandes que invadem as laterais, tampa da caçamba recortada por diversos vincos e com o nome do modelo gravado, placa deslocada para a direita e para-choque com o mesmo acabamento da parte dianteira, em preto.

Aqui também precisamos falar sobre sua caçamba, que consegue carregar 617 kg e tem volume de 943 litros. Esse compartimento tem o sistema “Flexbed”, com pontos de amarração, rebaixos e acessórios para adaptar o espaço e levar qualquer tipo de carga.

A tampa tem abertura manual e trava elétrica, três tipos de ajustes e ganchos que suportam até 250 kg. Um compartimento lateral dentro da caçamba ainda traz tomada para facilitar o uso de acessórios.

Por dentro, a Maverick 2022 também agrada em diversos aspectos. Ainda que seu acabamento seja um pouco inferior ao Bronco Sport, os materiais usados são de boa qualidade e com bom encaixe.

O painel traz uma mistura de cores sóbrias, com alguns detalhes em cobre. Na frente, os dois passageiros contam com um ótimo espaço, além de diversos ajustes nos bancos (elétricos apenas para o motorista).

O condutor ainda conta com ajuste de altura e profundidade no volante, além de diversos comandos no console central, como seletor do câmbio, freio de mão elétrico, controle de tração, start/stop, diferentes modos de condução, Auto Hold e controle automático de descida.

Os ocupantes traseiros também se beneficiam do descansa-braço central, das entradas USB (tipo A e C), do teto reto e da silhueta quadrada da picape, dando mais espaço para a cabeça e nas laterais. Além disso, o encosto do banco não é tão vertical como nas picapes maiores, aumentando o conforto em viagens mais longas.

Outro destaque aparece na quantidade de porta-objetos, principalmente no compartimento de 73 litros que fica sob o banco traseiro. Por ser totalmente vedado, ele pode ser usado até mesmo para o transporte de itens molhados.

Potência de sobra

Se a Maverick 2022 é vendida lá fora com uma opção de entrada híbrida, que usa o motor 2.5 e outro elétrico para entregar 193 cv, aqui a Ford decidiu trazer do México apenas a topo de linha.

Isso significa que debaixo do seu capô está o propulsor 2.0 EcoBoost de 253 cv e 38,7 kgfm de torque, com câmbio automático de 8 marchas e tração integral. Ou seja, temos uma picape com motor turbo e injeção direta.

Essa foi uma aposta diferente do que o segmento apresenta, mesmo em níveis superiores. É só lembrar que sua principal rival, a Fiat Toro, pode vir com o 1.3 turboflex ou o tradicional 2.0 turbodiesel, esse último com tração 4×4.

De qualquer forma, o conjunto mecânico da Maverick 2022 é mais uma prova de sua direção no mercado brasileiro: convencer aqueles que não ligam tanto para o uso convencional de uma picape e que nunca vão colocá-la para trabalhar.

Com isso, eles terão uma condução empolgante com o modelo da Ford, pois ela acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,2 segundos, com máxima limitada em 175 km/h.

Está faltando alguma coisa?

Pra quem não sabe, o nicho a ser explorado pela Ford Maverick 2022 é bem claro: donos de sedãs e SUVs que estejam dispostos a explorar algo novo em sua próxima compra. Mas é exatamente aqui que surge um problema.

Com seu preço de lançamento próximo de R$ 240 mil, e todos nós sabemos que ele vai aumentar em breve, era de se esperar que a versão única Lariat FX4 viesse mais equipada, pelo menos no nível de outros modelos nessa faixa de preço.

Claro que isso não quer dizer que a Maverick 2022 é uma picape “pelada”, pelo contrário. Ela chegou com sete airbags, faróis full LED, partida remota, multimídia SYNC de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, diversos modos de condução e alerta de colisão com frenagem automática.

Sua lista continua com ar-condicional dual zone, auto start/stop, controle de tração e estabilidade, câmera de ré, teclado para abertura das portas, banco do motorista com ajustes elétricos e volante multifuncional em couro.

Outro destaque é o sistema Ford Pass, que inclui partida remota e agendada, ligar a climatização à distância, conferir informações como nível de combustível e pressão dos pneus, travar/destravar as portas, localizar o veículo, agendar serviços, entre outros.

Com tudo isso, será que erramos ao dizer que está faltando algo nessa lista de equipamentos? Bem, isso pode depender do ponto de vista, mas o fato é que a Maverick 2022 deixou de lado alguns itens que já vemos em carros mais baratos.

Sua multimídia, por exemplo, fica um pouco perdida e poderia ter uma tela maior, já que a Toro tem versões com 8,4 ou até 10 polegadas (e custando bem menos). Na parte de segurança, faltam o alerta de saída de faixa e de ponto cego.

Pensando que a Maverick 2022 quer explorar um cliente urbano, ela também poderia ter vindo com piloto automático adaptativo, capota marítima de série, sistema de som de melhor qualidade, banco do passageiro com ajustes elétricos e, quem sabe, até um teto solar.

Alguns talvez digam que isso não vai fazer falta e que a Ford já recheou bem essa lista, mas a verdade é que alguns clientes podem acabar rumando para outra direção por não ter mais equipamentos, nem como parte de pacotes opcionais.

Ford Maverick 2022 – versões

Mesmo disponível em três versões nos Estados Unidos, cada uma com duas motorizações, por aqui a Maverick 2022 chegou apenas na versão topo de linha. Confira:

  • Ford Maverick Lariat FX4 2.0 EcoBoost 2022

Cores disponíveis: Branco Ártico, Preto Astúrias, Prata Orvalho, Cinza Dover, Cinza Torres, Laranja Delhi, Vermelho Aurora, Azul Lyse, Azul Indianápolis e Azul Malacara.

Ford Maverick 2022 – equipamentos

Ford Maverick Lariat FX4 – motor 2.0 turbo de 253 cv e 38,7 kgfm de torque, com câmbio automático de 8 marchas e tração integral.

EXTERIOR: ganchos de reboque dianteiros, adesivos esportivos FX4, compartimentos extras nas laterais da caçamba, retrovisores externos com ajuste elétrico, faróis dianteiros em LED, luz elevada de freio (Brake-light), pontos e ganchos de fixação na caçamba, protetor de caçamba, rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 225/65 R17 All Terrain, estepe full size, abridor de garrafas na caçamba, engate para reboque com conector de 4 pinos e retrovisores externos com luzes indicadoras de condução.

INTERIOR: banco do motorista com ajuste elétrico de 8 posições, banco do passageiro com ajuste manual de 6 posições, ajuste de altura e profundidade do volante, bancos com revestimento premium, banco do motorista/passageiro com bolso/rede porta-revistas, compartimento extra sob o banco traseiro, console central com porta-objetos e descansa-braço integrado,

iluminação interna ambiente, luz de leitura, para-sol com espelho e luzes de cortesia (motorista/passageiro), para-brisa acústico, tapetes de borracha e volante revestido em couro.

SEGURANÇA: 7 airbags (dianteiros, laterais, cortinas e joelho do motorista), alarme perimétrico, alarme de segurança com imobilizador, 3 alças de segurança dianteira/traseira, assistente de partida em rampas (HLA), cintos de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionadores, controle automático em descidas (HDC), farol alto automático, farol automático,

alerta de colisão frontal, assistente de frenagem autônoma (AEB) com detecção de pedestre/ciclista, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS), freios a disco nas 4 rodas, freios ABS com EBD, ISOFIX – ganchos de fixação de cadeiras de crianças, luzes de condução diurna (DTRL), proteção inferior, sensor de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), travamento elétrico da caçamba e travamento elétrico das portas.

TECNOLOGIA: abertura das portas por código sem chave (Keypad), ar-condicionado automático digital de duas zonas, câmera de ré, chave com sensor de presença: Acesso inteligente e partida sem chave (Ford Power), freio de mão eletrônico, função Auto Hold, 5 modos de condução selecionáveis – Normal, Escorregadio, Lama/Terra, Areia e Rebocar/Transporte, painel de instrumentos analógico com visor TFT de 6,5 polegadas colorido,

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do Colidernews no Facebook.

Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.

Saiba tudo do nosso site na pagina oficial do Twitter.

Siga o Colidernews também no Instagram.

Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.

Junte-se a nós também no Grupo do Colidernews no Signal.

 

piloto automático, seletor de marchas rotativo (E-Shifter), tomada de 12V traseira, vidro da caçamba deslizante elétrico, vidros elétricos com abertura e fechamento com um toque para cima/baixo (dianteiros/traseiros), Ford Pass (com alerta de acionamento do alarme no celular, alertas de funcionamento do veículo, partida remota agendada, partida remota com acionamento do ar-condicionado,

sistema de localização do veículo no celular, status remoto do veículo com nível do combustível e hodômetro, travamento e destravamento remoto do veículo) e multimídia SYNC com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, comandos de áudio e voz no volante, entradas USB tipo A e tipo C, tela central multifuncional touch screen de 8 polegadas, 6 alto-falantes e rádio AM/FM.

Ford Maverick 2022 – preços

  • Ford Maverick Lariat FX4 2.0 EcoBoost 2022 – R$ 239.990

Previsão do Tempo - Colíder

°

Máxima: °
Mínima: °

Publicidades

Direitos Reservados |