A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da publicidade e divulgação irregular do suplemento de fibras alimentares que combate o intestino preso, Xô Xuca.
A determinação saiu no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (24/10). O produto pode continuar a ser fabricado e vendido, mas sem propagandas.
A motivação para a suspensão, segundo a Anvisa, são as propagandas enganosas relacionadas à substituição da “chuca” (gíria para o termo lavagem intestinal que é uma técnica de limpeza da região anal) e de alegações terapêuticas para doenças graves nas publicidades do suplemento em cápsulas à base de psyllium, chia e linhaça.
Ou seja, no entendimento do órgão, vender o produto dando ênfase à “chuca” pode levar a um falso entendimento por parte do consumidor.
Veja a íntegra da determinação:
A medida se aplica a todos os sites, bem como a ambientes de divulgação, mídias sociais, provedor de conteúdos e lojas digitais em plataformas eletrônicas de venda, sob responsabilidade da empresa.
Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;
Siga a nossa página do Colidernews no Facebook.
Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.
Saiba tudo do nosso site na pagina oficial do Twitter.
Siga o Colidernews também no Instagram.
Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.
Junte-se ao Grupo do Colidernews no Signal.
A empresa anuncia que tomar “Xô Xuca” regularmente elimina ou diminui consideravelmente a necessidade de fazer a “chuca”.
“Porém um leve enxágue nunca é demais. Ao contrário das duchas/chuveirinhos/enemas tradicionais, a Xô Xuca vai agir em todo o seu intestino, para que nada fique para trás”, diz trecho da propaganda no site oficial do suplemento.