Colíder - Segunda-Feira, 29 Abr 2024
(66) 9.9680-3949
Colíder News
Banner Whatsapp O Seu Portal de Notícias
Hora Certa
Peter O Seu Portal de Notícias

Mato Grosso é o 12° estado com maior incidência de dengue com 4,2 mil casos; Brasil tem 94 mortes

Em média, são registrados 709 casos por semana.

18 Fev 2024 às 08:37
Christinny dos Santos l Repórter MT

Mato Grosso é o 12° estado com maior incidência de dengue no Brasil, segundo dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde. Foram registrados, proporcionalmente, 116,4 casos para cada 100 mil habitantes.


Conforme o painel, são 4.257 casos prováveis e mais de 2,9 mil confirmados. Em média, são registrados 709 casos por semana.

O estado tem três mortes em investigação e uma confirmada por dengue. 

A incidência da doença em Mato Grosso só é menor do que no Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Paraná, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Amazonas e Amapá.

Leia mais - Mato Grosso registra 4,1 mil de casos de dengue em 2024

Em Mato Grosso, as cidades que mais registraram casos foram Tangará da Serra, Primavera do Leste, Peixoto de Azevedo e Campo Verde.

A maioria dos infectados são mulheres pardas de idade entre 30 e 39 anos. Nas últimas seis semanas, 880 mulheres pardas foram diagnosticadas com a doença, destas 331 estão na faixa etária citada.

Brasil

O país já registrou 94 mortes por causa da doença. Foram registrados 555.583 mil casos, sendo que mais de 226 mil já foram confirmados.

Neste sábado (17), a Prefeitura de Belo Horizonte, em Minas Gerais, decretou situação de emergência em saúde pública em decorrência da dengue. A capital mineira já registrou 3.718 casos confirmados e cinco óbitos em decorrência da dengue neste ano.

Vacina

Apesar dos números, Mato Grosso ficou fora da lista dos 16 estados que receberão doses da vacina contra a dengue pelo sistema público de saúde. Conforme o Ministério do Saúde, a escolha foi de municípios, seguindo os seguintes critérios:

Leia mais

Mato Grosso fica fora da lista de estados que vão receber vacina contra dengue

Mato Grosso registra primeira morte por dengue em 2024 e tem 1.496 casos confirmados

• Municípios de grande porte (mais de 100 mil habitantes) com alta transmissão de dengue tipo 2;
• Maior número de casos em 2023 e 2024;
• Definição por Regiões de Saúde, abrangendo todas as regiões do país.

Além disso, o público-alvo da campanha são crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, pois a faixa etária está dentro da recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e apresenta o maior índice de hospitalização, depois dos idosos.

O Ministério da Saúde adquiriu apenas 5,2 milhões de doses da vacina para 2024. Destas, 1.325.270 devem ser entregues até fevereiro, quando a população deve começar a ser imunizada. No total, somente 3,2 milhões de pessoas, o equivalnte a 1,5% da população, devem ser vacinadas neste ano.

Para 2025, o Ministério planeja a contratação de 9 milhões de novas doses.

 ACOMPANHE O NOSSO TRABALHO TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS;

SIGA A NOSSA PÁGINA DO COLIDERNEWS NO FACEBOOK.

ACOMPANHE NOSSAS MATÉRIAS NO GRUPO DE WHATSAPP.

SAIBA TUDO DO NOSSO SITE NA PAGINA OFICIAL DO TWITTER.

SIGA O COLIDERNEWS TAMBÉM NO INSTAGRAM.

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS NO TELEGRAM.

Sintomas e prevenção

Os sintomas de dengue, chikungunya ou Zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. A orientação do Ministério da Saúde é para que a população procure o serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.

Previsão do Tempo - Colíder

°

Máxima: °
Mínima: °

Publicidades

Direitos Reservados |