Colíder - Quarta-Feira, 09 Jul 2025
(66) 9.9680-3949
Colíder News
Peter O Seu Portal de Notícias
Hora Certa
Banner Whatsapp O Seu Portal de Notícias

Delegado da Polícia Civil é acusado de tentar matar homem durante operação em VG; autoridade alega legítima defesa

A mulher também relatou que, durante a diligência o cachorro da residência se assustou com o disparo, e o delegado Ruy Guilherme teria...

12 Out 2024 às 08:01
Luis Vinicius | Olhar Direto
Rep. Olhar Direto

O fato ocorreu na residência de Antônio Marcos Santos Silva, 30 anos. A esposa dele informou à Polícia Civil que, por volta das 06h:40, escutou alguém bater no portão. A denunciante informou que, no momento em que Antônio foi atender e ao abrir o portão, foi atingido, segundo ela, “criminosamente com um tiro à queima roupa que atingiu o rosto dele.


Ela afirmou que seu marido, em nenhum momento, esboçou qualquer reação à abordagem policial. A mulher também relatou que, durante a diligência o cachorro da residência se assustou com o disparo, e o delegado Ruy Guilherme teria verbalizado que se o animal avançasse na equipe, "seria mais um que iria morrer".

A mulher narrou no boletim de ocorrência que só posteriormente fol informada que se tratava de um mandado de busca e apreensão contra seu marido. Porém, ela alega que naquele momento nenhum dos agentes apresentou cópia do mandado. O documento, de acordo com a denunciante, só foi apresentado muito tempo depois da invasão e do tiro.

*Relata ainda que na verdade trata-se de uma tentativa de homicídio perpetrada pelo delegado Ruy Guilherme Peral, demonstrando ainda inequívoco abuso de autoridade e desrespeito, pois, na casa estava apenas o alvo, sua esposa e suas duas filhas, sendo uma de 8 e 15 anos.

No documento, a mulher ainda acrescentou que apenas a equipe de policiais de Santa Catarina - de onde a ação policial é oriunda - prestou-se a dar os primeiros socorros.

A denunciante solicitou que seja feita perícia na sua residência, que seja apreendida a arma do delegado, que seja feita perícia e tomadas as devidas providências, inclusive com a lavratura de flagrante contra o delegado, além da suspensão do porte de arma e que seja concedida medida protetiva em seu favor e de sua família em razão da conduta do delegado de polícia e que o mesmo seja afastado da Delegacia de Várzea Grande em razão da proximidade de sua residência.

Outro lado

O delegado Ruy Guilherme nega as acusações. Ele também registrou boletim de ocorrência explicando que foi à casa de António Marcos para cumprir mandado de busca e apreensão domiciliar no âmbito da Operação Bittrack, que apura furto eletrônico e lavagem de dinheiro no valor de R$ 644.216,53.

O agente alegou que viu o suspeito abrindo o portão da residência e logo depois o fechou. Ruy disse ter explicado que se trata da polícia, mas Antônio teria insistido no fechamento do portão. Diante disso, o policial disse que foi necessário forçar a entrada.

*Nesse instante, o comunicante visualizou o suspeito ainda bem próximo ao portão realizando movimento brusco com um objeto escuro em suas mãos levantando rumo ao comunicante e aparentando ser arma de fogo; que, ao tempo em que o comunicante empurrava o portão com uma das mãos, foi necessário efetuar um tiro para repelir a injusta e iminente agressão ao comunicante e à equipe policial. defendeu-se o policial.

Ruy informou que o tiro acertou de raspão o rosto do suspeito, bem como o seu dedo indicador esquerdo. Ele ainda acrescentou que havia informações no sentido de que o suspeito possuía armas de fogo (CAC), bem como se tratava de indivíduo de alta periculosidade, visto que há suspeita de ser membro da facção criminosa Comando Vermelho (CVMI).

Porém, o próprio policial admitiu no documento que, posteriormente, verificou-se que o objeto se tratava de aparelho celular de cor escura que estava na mão do suspeito.

Ruy alega que, com ajuda de outros policiais, realizaram o socorro de Antônio Marcos até o Pronto Atendimento de Várzea Grande e que os policiais foram informados que o suspeito não tinha risco de morte.

A autoridade policial complementou que, no interior da casa, foi apreendida a quantia de R$ 125.814,00 sem origem lícita comprovada e que o homem foi preso em flagrante.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do Colidernews no Facebook.

Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.

Saiba tudo do nosso site na pagina oficial do Twitter ‘X’.

Siga o Colidernews também no Instagram.

Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.

Junte-se ao Grupo do Colidernews no Signal.       

O caso deverá ser apurado pela Polícia Civil. Até a publicação da matéria, a Corregedoria da Polícia Civil não informou se instaurou procedimento para apurar a conduta do delegado.

Previsão do Tempo - Colíder

°

Máxima: °
Mínima: °

Publicidades

Direitos Reservados |