O Comando Vermelho mantém sua "liderança" no tráfico de drogas em Mato Grosso, com 23 municípios sob total controle. Segundo a 3ª edição do estudo "Cartografias da violência na Amazônia", do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, quatro facções criminosas atuam no estado, com a criação de uma nova em 2024.
Esse é o primeiro ano em que o Bonde dos 40, o B40, aparece em Mato Grosso no levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ele disputa o poder em três cidades mato-grossenses: Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres (225 km a oeste da Capital), sendo esta última onde existe a maior tensão, pela presença também do Comando Vermelho e o PCC.
Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;
Siga
a nossa página do Colidernews no Facebook.
Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.
Saiba tudo do nosso site na pagina
oficial do Twitter ‘X’.
Siga o Colidernews também no Instagram.
Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.
Criado em 2007 em penitenciárias do Maranhão, o B40 ficou conhecido nacionalmente a partir de 2010, quando em guerra com o Primeiro Comando do Maranhão (PCM) realizou ataques e causou a morte de centenas de presos. O primeiro sinal de sua atuação em Mato Grosso foi em 2023, no assassinato de um jovem em Novo Santo Antônio, quando o assassino confessou ter cometido o crime a mando desta facção. Atualmente seus membros se concentram na região do Araguaia.