A Chery desenvolveu um carro elétrico que pode ser capaz de superar um dos grandes obstáculos para os automóveis da categoria: a falta de infraestrutura de carregamento, principalmente fora dos grandes centros urbanos. É que o modelo tem uma autonomia surpreendente.
Caso fosse vendido no Brasil, o novo carro elétrico chinês teria alcance suficiente para ir, por exemplo, de São Paulo ao estado do Mato Grosso sem precisar parar para recarregar. Algo que nem mesmo os carros a combustão mais eficientes do mercado são capazes de fazer.
A Exeed, marca chinesa que pertence ao grupo Chery, iniciou a produção em série do sedã ES EREV, um elétrico que promete impressionantes 1.645 quilômetros de alcance.
É um modelo da Exlantix, uma nova linha de veículos apresentada em 2023. Já em produção, o novo modelo deverá ser lançado na China até o mês de março desse ano com o nome de Exlantix ES EREV. Os preços são estimados entre 170 mil yuans e 240 mil yuans, o equivalente a R$ 139 mil e R$ 196 mil, em conversão direta.
Inicialmente, o carro será lançado na China. Porém, a marca também tem planos de expandir as vendas para mercados internacionais, assim como fez com modelos anteriores - como é o caso o do crossover Exlantix ET.
Porém, o sedã não chama atenção apenas pelo bom alcance - os demais números também impressionam. A aceleração de zero a 100 km/h, por exemplo, é feita em 4,9 segundos.
O sedã é equipado com um motor 1.5 litro turbo de 154 cv de potência. No entanto, sua função não é tracionar as rodas, mas ser um gerador para a bateria e para os motores elétricos.
A bateria suporta carregamento rápido de 110 kW DC, o que permite uma recarga de 20% a 80% em apenas 17,5 minutos. Especula-se que o sedã utilize uma bateria LFP com capacidade de 41,16 kWh.
Em relação ao porte, o Exlantix ES EREV mede 4,94 metros de comprimento, 1,97 m de largura e 1,48 m de altura e tem distância entre-eixos de ótimos 3 m.
Por fim, vale destacar que o design da carroceria, que foi desenhado por Pier Luigi Ferrari, tem um coeficiente de arrasto de 0,20 Cx, o que também contribui para uma maior eficiência energética e uma condução mais silenciosa.