Colíder - Quarta-Feira, 05 Fev 2025
(66) 9.9680-3949
Colíder News
Peter O Seu Portal de Notícias
Hora Certa
Banner Whatsapp O Seu Portal de Notícias

Novo Volkswagen Tera: confira tudo o que já sabemos sobre o SUV que chega em março

Com porte de Fiat Pulse e Renault Kardian, inédito Volkswagen Tera ganha data de lançamento e será estrela do Carnaval no Rio de Janeiro

04 Fev 2025 às 06:01
João Buffon l Mobilidade/Terra
Falta pouco para conhecermos o novo Volkswagen Tera. Depois de inúmeros flagras e de uma aparição no Rock in Rio, o novo SUV nacional da marca alemã teve a apresentação confirmada para o dia 2 de março, durante o Carnaval 2025, no Rio de Janeiro. O Tera faz parte da ofensiva de 16 lançamentos da marca no país, e brigará com o Fiat Pulse e o Renault Kardian. Confira tudo o que já sabemos sobre ele.

Nome inédito com inspiração tecnológica

O novo Volkswagen Tera segue a tradição de SUVs da marca alemã com nomes iniciados com a letra “T”. De acordo com a Volks, o novo nome é inspirado em tecnologia. Nas redes sociais, mais de 700 milhões de pessoas acessaram uma dinâmica da marca com a sugestão de um nome, com até cinco letras, para o novo SUV da Volkswagen. 


“Foram longas discussões para encontrar o nome do nosso novo SUVW e chegamos num resultado incrível. Tera é um nome forte que tem capacidade para carregar muitas histórias. Ele será um divisor de águas no mercado e um novo ícone pop para o Brasil”, afirma Ciro Possobom, CEO e Presidente da Volkswagen do Brasil.

Design projetado no Brasil

O head de design da marca para as Américas, José Carlos Pavone, destacou que a Volkswagen do Brasil teve bastante autonomia para projetar aspectos do design por dentro e por fora, uma vez que o modelo será inédito. ?Uma unidade em Clay foi mostrada no estande da Volkswagen no evento-teste do Rock in Rio, com uma cortina de led camuflando o visual. A marca também divulgou algumas imagens teaser do novo SUV.

Os faróis de led serão os mesmos do novo Nivus, que chega ainda este ano, com leve mudança na assinatura visual. A grade frontal e o para-choque são inspirados no Tiguan europeu. As lanternas em led serão interligadas por uma barra horizontal (sem iluminação) na traseira, e placa no para-choque. 

No último teaser divulgado pela marca, o Tera conta com o logotipo ‘High’ abaixo dos retrovisores, indicando o nome da possível versão topo de linha do SUV. O interior será totalmente novo, dentro do padrão da marca, mas ainda não foi revelado. As rodas de liga-leve da unidade mostrada no Rock in Rio são de 17", o que indica que o SUV deve ter medidas até esse aro.

No teto, há barras longitudinais, mas não é possível cravar se a peça é meramente estética ou funcional. Já a coluna "C" é larga e traz um vinco que acompanha as portas até o vidro traseiro. 

Produzido em Taubaté

O Volkswagen Tera será concorrente de modelos como Fiat Pulse e Renault Kardian, com porte menor do que o Nivus. Ele será fabricado na plataforma MQB-A0, a mesma base dos modelos T-Cross, Virtus, Nivus e Polo. O novo VW Tera será produzido na fábrica de Taubaté (SP), e como será lançado em março, deve chegar às lojas algumas semanas depois, até meados de abril.

Primo do SUV indiano da Skoda 

O Volkswagen Tera foi desenvolvido em parceria com a montadora tcheca Skoda, que faz parte do Grupo Volkswagen. Até por isso, o novo SUV nacional terá um parentesco com o Skoda Kylaq apresentado recentemente na Índia e com o hatch Fabia vendido na Europa, o que é possível ver pelo formato das portas comum aos três modelos.

Apesar disso, o Volkswagen Tera contará com design inédito, trocando todas as peças de estamparia e com estilo mais esportivo. Para efeito de comparação, o Skoda Fabia mede 4,10 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,45 m de altura. O entre-eixos é de 2,56 m, o mesmo do Polo. Parte das medidas deve se repetir no novo Volkswagen Tera.

Terá opções com motor aspirado e turbo

O Volkswagen Tera deve contar com versões de entrada equipadas com o motor 1.0 aspirado de 77/84 cv (gasolina/etanol) e 94/120 Nm (g/e) do Polo e Polo Track na versão de entrada. Essas configurações terão câmbio manual de cinco marchas e acabamento mais simples, e devem custar abaixo dos R$ 100 mil. 

O plano é fazer do novo Volkswagen Tera um dos SUVs mais em conta do Brasil, algo semelhante ao que a Citroën fez com o Basalt, que oferece o motor 1.0 Firefly de 75 cv na versão de entrada. Já as opções mais caras terão o motor 1.0 turbo flex de 109/116 cv (g/e) e 165 Nm, também do Polo.


Novo Volkswagen Tera é flagrado com Nivus GTS antes do lançamento
Foto: Reprodução Gessner Motors/Instagram

 
Nesse caso, a transmissão será automática de 6 marchas, ou manual de 5 marchas. Por fim, o motor 1.0 TSI de 128 cv e 200 Nm deve ficar restrito aos modelos Virtus, T-Cross e Nivus.

Faixa de preços

O novo SUV compacto da Volkswagen ficará posicionado abaixo do Nivus. Hoje, o SUV cupê custa a partir de R$ 143.490 na versão Comfortline. Além disso, o Tera também não deve custar menos do que as configurações mais baratas do Polo e Polo Track, na faixa dos R$ 90.000. Caso chegasse hoje ao mercado, os preços deveriam vir na faixa de R$ 95.000 a R$ 130.000.

Previsão do Tempo - Colíder

°

Máxima: °
Mínima: °

Publicidades

Direitos Reservados |