O Volkswagen Tera foi desenvolvido em parceria com a montadora tcheca Skoda, que faz parte do Grupo Volkswagen. Até por isso, o novo SUV nacional terá um parentesco com o Skoda Kylaq apresentado recentemente na Índia e com o hatch Fabia vendido na Europa, o que é possível ver pelo formato das portas comum aos três modelos.
Apesar disso, o Volkswagen Tera contará com design inédito, trocando todas as peças de estamparia e com estilo mais esportivo. Para efeito de comparação, o Skoda Fabia mede 4,10 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,45 m de altura. O entre-eixos é de 2,56 m, o mesmo do Polo. Parte das medidas deve se repetir no novo Volkswagen Tera.
Terá opções com motor aspirado e turbo
O Volkswagen Tera deve contar com versões de entrada equipadas com o motor 1.0 aspirado de 77/84 cv (gasolina/etanol) e 94/120 Nm (g/e) do Polo e Polo Track na versão de entrada. Essas configurações terão câmbio manual de cinco marchas e acabamento mais simples, e devem custar abaixo dos R$ 100 mil.
O plano é fazer do novo Volkswagen Tera um dos SUVs mais em conta do Brasil, algo semelhante ao que a Citroën fez com o Basalt, que oferece o motor 1.0 Firefly de 75 cv na versão de entrada. Já as opções mais caras terão o motor 1.0 turbo flex de 109/116 cv (g/e) e 165 Nm, também do Polo.
Novo Volkswagen Tera é flagrado com Nivus GTS antes do lançamento
Foto: Reprodução Gessner Motors/Instagram
Nesse caso, a transmissão será automática de 6 marchas, ou manual de 5 marchas. Por fim, o motor 1.0 TSI de 128 cv e 200 Nm deve ficar restrito aos modelos Virtus, T-Cross e Nivus.
Faixa de preços
O novo SUV compacto da Volkswagen ficará posicionado abaixo do Nivus. Hoje, o SUV cupê custa a partir de R$ 143.490 na versão Comfortline. Além disso, o Tera também não deve custar menos do que as configurações mais baratas do Polo e Polo Track, na faixa dos R$ 90.000. Caso chegasse hoje ao mercado, os preços deveriam vir na faixa de R$ 95.000 a R$ 130.000.