Kevin Joseph Farrell é o cardeal camerlengo da Igreja Católica Apostólica Romana. Com a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), Farrell assume provisoriamente a administração da Santa Sé, sendo inclusive responsável pela organização do conclave que elegerá o novo santo padre.
A palavra “camerlengo” vem do latim “camarlingus” ou “camerarius“, que significa “adido à câmara” ou “camareiro”. O camerlengo é quem presta assistência ao papa, acompanhando-o e sendo responsável, inclusive, por atestar sua morte. Um ritual que era realizado pelo cardeal era de dar três batidas com um martelo de prata na cabeça do pontífice, enquanto fala o nome dele.
As funções do camerlengo estão explicadas no documento conhecido como Universi Dominici Gregis, uma espécie de constituição da Igreja Católica Apostólica Romanda promulgada pelo papa João Paulo II na década de noventa.
Na manhã desta segunda, quem anunciou a morte de Francisco foi Farrell. O cardeal irlandês-americano administrará os assuntos ordinários da Igreja Católica durante o período conhecido como “sede vacante” (cadeira vazia).
Farrell nasceu em 2 de setembro de 1947, em Dublin, capital da Irlanda. Cursou ensino superior na Universidade de Salamanca, na Espanha, e na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. O cardeal também realizou licenciatura em filosofia e teologia pela Universidade de São Tomás, em Roma.
O religioso irlandês ingressou na Congregação dos Legionários de Cristo em 1966 e foi ordenado na véspera do Natal de 1978. Uma vez sacerdote, serviu como capelão do Movimento Regnun Christi na Universidade de Monterrey, no México.
A partir de 1983, começou a servir a Igreja nos Estados Unidos — onde ganhou notoriedade e se naturalizou cidadão — ao assumir a paróquia de São Bartolomeu, em Bethesda, no estado de Washington. No ano seguinte foi incardinado na arquidiocese de Washington.
Mais tarde, enfrentaria perguntas sobre o que sabia relativamente ao caso do ex-cardeal e arcebispo de Washington, Theodore McCarrick, considerado culpado por um julgamento da Igreja por abuso de menores e má conduta sexual contra padres adultos em formação.
Farrell negou qualquer conhecimento do comportamento de McCarrick. “Já soube? Não. Já suspeitei? Não. Alguma vez abusou de algum seminarista em Washington? Não”, disse.
Em Washington, desempenhou os cargos de:
No final de 2001, foi nomeado bispo titular de Rusuccuru e auxiliar de Washington. Foi em 2007 que assumiu como bispo de Dallas.
A experiência de Farrell chamou a atenção do papa Francisco, que o tornou um dos seus colaboradores mais fiáveis.
O clérigo irlandês-americano veio à Cúria Romana em agosto de 2016, convocado por Francisco para servir como prefeito do novo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida — corpo responsável pela valorização do apostolado dos fiéis leigos; o cuidado pastoral dos jovens; da família e da sua missão segundo o desígnio de Deus; dos idosos; e para a promoção e tutela da vida. Meses depois, foi proclamado cardeal.
Assim como Francisco, trabalhou por uma maior diversidade feminina nos cargos da Santa Sé.
O cardeal nomeou duas mulheres para cargos de alto nível no seu departamento e disse que o seu sucessor poderia ser alguém que não era clérigo.
“A minha especialidade é fazer com que as pessoas façam o trabalho, pessoas qualificadas para fazer o trabalho”, disse.
Também apoiou a abordagem misericordiosa do papa aos católicos divorciados e recasados, com Francisco abrindo a porta para que recebessem a comunhão.
“Fundamentalmente, trata-se de encontrar as pessoas onde elas estão”, explicou Farrell. O cardeal descreveu a oposição ao falecido papa como “cruel” e “sem precedentes”, mas insistiu que Francisco tinha aproximado a Igreja dos fundamentos do cristianismo.
Em fevereiro de 2019, com a morte do cardeal francês Jean-Louis Tauran, Farrell foi nomeado camerlengo.
Com isso, é o bispo norte-americano de mais alta patente na administração central da Igreja e conhecido como um forte decisor e organizador, que tem a vantagem de ser um falante fluente de inglês e espanhol, as duas línguas mais faladas comunidade católica. É também conhecido por falar italiano e gaélico irlandês.
O cardeal também realiza funções na Comissão para os Assuntos Confidenciais do Vaticano, na Administração do Patrimônio da Sé Apostólica, na Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e no Supremo Tribunal do Estado da Cidade do Vaticano.
Farrell possui um mestrado em gestão de empresas (MBA) pela Universidade de Notre Dame, Indiana.
Primeiro latino americano e jesuíta a assumir a Santa Sé, o papa Francisco faleceu na manhã desta segunda-feira, às 7h35 do Vaticano, em decorrência de um AVC e falência cardíaca irreversível.
Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;
Siga
a nossa página do Colidernews no Facebook.
Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.
Saiba tudo do nosso site na pagina
oficial do Twitter ‘X’.
Siga o Colidernews também no Instagram.
Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.
O corpo do papa será colocado em um caixão ainda nesta segunda. Na manhã de quarta-feira (23), será iniciado o velório do santo padre, aberto aos fiéis.
A data do funeral, cerimônia que antecederá o sepultamento de Francisco, ainda não foi divulgada.