Fabricado em Martorell, na Espanha, o modelo é um dos últimos representantes de um classicismo automotivo no segmento de carros urbanos.
Se os seus rivais multiplicam os motores híbridos, elétricos ou turboalimentados, o pequeno ibérico continua apostando em uma mecânica simples, comprovada e acessível.
Ostenta a bandeira da produção local e atende à demanda dos motoristas europeus que buscam um veículo confiável, bem equipado e acessível.
Seu preço inicial é de cerca de 14.500 (R$ 92.750,00) financiado, ou 16.300 à vista (R$ 104.260,00). É considerado um dos modelos mais baratos fabricados na Espanha, além de ser um dos mais acessíveis do mercado.
Motor
Com um motor 1.0 MPI de 80 cv, de três cilindros naturalmente aspirado e sem turbo, o modelo foi projetado para oferecer uma mecânica simples e robusta.
Essa unidade desenvolve um torque máximo de 93 Nm a uma velocidade relativamente alta (3.7003.900 rpm), o que exige um bom gerenciamento da aceleração, especialmente em ultrapassagens ou entradas de vias rápidas.
Seu desempenho é modesto, indo de 0 a 100 km/h em 15,3 segundos, com velocidade máxima de 172 km/h. Porém, esse motor é atraente por sua eficiência de combustível (consumo médio de 5,3 l/100 km) e pela manutenção econômica.
A simplicidade mecânica limita o risco de avarias dispendiosas, um forte argumento para o público que procura um carro para o dia a dia e que não fique "morando" na oficina.
Pode-se dizer que o único ponto negativo é a caixa de câmbio manual contar com apenas 5 marchas, o que prejudica um pouco o prazer de dirigir na rodovia e exige rotações mais altas em grandes velocidades.
Estratégia de mercado
Essa nova versão da SEAT mostra uma estratégia da empresa em oferecer um carro adaptado ao dia a dia dos motoristas, acessível para comprar e manter, sem abrir mão do conforto ou do equipamento.
Além da mecânica, o Ibiza "made in Spain" apresenta um generoso pacote de equipamentos de série, estilo modernizado e soluções de financiamento pensadas para orçamentos reduzidos.
Quando chegará ao Brasil?
O modelo ainda não possui previsão de chegada ao Brasil, pois a marca não está mais em atividade no país.
A SEAT chegou a atuar em território brasileiro entre 1996 e 2002.
'Pesadelos das Oficinas'
Um dos fatores aos quais alguns condutores prestam atenção na hora de adquirir um veículo é se os modelos apresentam eventuais problemas e podem demandar muito tempo em oficinas mecânicas.
Porém, assim como o SEAT Ibiza 2025, muitos modelos de carros são verdadeiros pesadelos para os mecânicos, pois raramente apresentam problemas que os obriguem a passar um tempo nas mãos dos técnicos.
Diferente dos veículos da Lecar, marca brasileira que está fabricando carros capazes de andar até 1.000 km com apenas 30 litros de etanol, os carros desta lista costumam ser populares e fáceis de serem encontrados pelo mundo.
O Diário do Litoral realizou um artigo sobre esse assunto.