Sempre há algo de antigo e interessante sendo descoberto no México, como a “passagem para o submundo”, um sistema subterrâneo encontrado recentemente embaixo de uma igreja católica em Mitla, entre tantos outros pontos arqueológicos que continuam sendo investigados e preservados. Obras de grande porte também auxiliam esse processo de novas descobertas — como foi o caso da construção do Trem Maia, que resultou na descoberta da nova joia arqueológica do país.
Um fazendeiro de Tecacahuaco, município localizado no estado de Hidalgo, estava realizando escavações para ampliar seu pasto e acabou se deparando com uma estrutura estranha. O homem entrou imediatamente em contato com a Câmara Municipal, que notificou o Instituto Nacional de Antropologia e História sobre o caso.
O INAH visitou a área para investigar, constatando que as características do monumento indicavam que a estrutura era de valor e precisava ser conservada adequadamente.
O diretor do INAH de Hidalgo, Osvaldo José Sterpone, afirmou que a estrutura é um embasamento piramidal de planta circular construído com areia e acabamento em cal para sua conservação. O formato das paredes chama atenção, e é estimado que possa ter atingido três metros e meio de altura no passado.
Outros elementos, como a obsidiana encontrada no local, indicam que a estrutura tenha sido construída no período pós-clássico, que ocorreu entre 900 e 1.521 d. C., sendo uma possível revelação de que Tecacahuaco teria sido um assentamento sob controle de Metztitlán.
Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;
Siga
a nossa página do Colidernews no Facebook.
Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.
Saiba tudo do nosso site na pagina
oficial do Twitter ‘X’.
Siga o Colidernews também no Instagram.
Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.
Outros vestígios arquitetônicos também foram encontrados nas proximidades do local, sendo uma grande descoberta para a história. Os investigadores realizaram trabalhos de fotogrametria e analisaram a construção para documentar as características na Direção do Registro de Monumentos e Zonas Arqueológicas e Históricas.