A Toyota causa impacto no mercado automotivo ao anunciar o lançamento da “mini Hilux”, prevista para 2024 e com um preço inferior a R$ 50 mil.
Essa novidade promete agitar a concorrência e desafiar as vendas das concorrentes. A Toyota entra com determinação no mercado automotivo ao apresentar sua mais recente picape, projetada para chegar às ruas por menos de R$ 50 mil (aproximadamente 10 mil dólares)! Não é segredo que a Toyota tem trabalhado arduamente para desenvolver um utilitário mais compacto que sua renomada Hilux, líder global em picapes. Rumores sobre uma versão derivada do Corolla Cross têm circulado, porém, o verdadeiro destaque agora é o projeto IMV0.
Este veículo utilitário, inspirado no design clássico do Bandeirante, se destaca pela sua versatilidade. Os observadores mais atentos certamente notarão que o IMV0 já fez sua primeira aparição em demonstrações na Indonésia, onde foi batizado de “Rangga” pela Toyota.
Mesmo em estágio conceitual, a picape demonstra um potencial incrível para diversas aplicações. Pode ser adaptada para servir como food-truck, plataforma de carga ou até mesmo como uma estação móvel de recarga rápida para veículos elétricos. O conceito por trás do IMV0 é oferecer praticidade e simplicidade aos seus usuários, tornando-o uma escolha versátil e funcional.
Toyota será comparável ao Kia Bongo e ao Hyundai HR
Comparando-se em termos de dimensões, o IMV0 da Toyota estará no mesmo patamar que o Kia Bongo e o Hyundai HR, todos com 4,82 metros de comprimento, 1,74 metros de largura, 2,1 metros de altura e 2,41 metros de entre-eixos.
No entanto, não podemos deixar de considerar concorrentes como o Iveco Daily e o Volkswagen Delivery, que apresentam cabines mais espaçosas, semelhantes às de caminhões pequenos.
A tão aguardada “Mini Hilux” está prestes a agitar o mercado, prometendo um preço inicial abaixo de R$ 50 mil (aproximadamente 10 mil dólares). Segundo informações da Motortrend, a versão final do IMV0 está programada para ser lançada somente em 2025.
Prevê-se que o veículo possa ser comercializado em alguns mercados asiáticos por cerca de 10 mil dólares (aproximadamente R$ 48.635 na atual taxa de câmbio). Vale ressaltar que, possivelmente, essa versão não incluirá alguns itens de segurança obrigatórios em determinados países, como airbags e freios ABS, os quais são exigidos no Brasil.
Venda da mini Hilux no Brasil
No contexto do mercado brasileiro, a possibilidade de comercialização do modelo com motor diesel estaria vinculada à capacidade de carga da caçamba, que deve exceder uma tonelada. Essa condição parece bastante plausível.
A viabilidade da venda do IMV0 no Brasil estaria grandemente ligada à produção local, uma vez que os impostos de importação elevados poderiam encarecer demasiadamente o veículo. Uma alternativa seria a fabricação na planta de Zárate, na Argentina, que já está se preparando para montar a minivan Hiace em regime CKD, com peças chegando em kits completamente desmontados para serem montadas localmente.
Quanto ao potencial de aceitação do IMV0 no mercado brasileiro, adotar o nome Bandeirante poderia ser uma estratégia de marketing atrativa, evocando um legado de robustez e confiabilidade. Entretanto, a concorrência de preços seria um aspecto crucial a ser considerado.
Escrito por Ana Gusmão l Compre Rural
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