Quase indispensável para muitas pessoas, o café é aquela bebida que está presenta na rotina. Seja para começar o dia ou no lanche da tarde acompanhando um pãozinho, o café é muito amado devido ao seu efeito energético, ajudando a despertar assim que acorda ou a completar as tarefas do dia quando o sono bate.
No entanto, mesmo que pareça estranho, uma pesquisa revelou que 90% das pessoas consomem café do jeito errado. Dessa forma, além de não aproveitarem todos os benefícios oferecidos pela bebida, ele pode acabar gerando cansaço ao invés de disposição. Vem entender melhor!
Quase um símbolo do Brasil, o café é considerado um ritual matinal para muitos, espantando o sono com aquele aroma e sabor inconfundível. Mas, surpreendentemente, dados divulgados pelo site Medinet Bogotá revelam que cerca de 90% das pessoas não sabem consumir o café da maneira correta, o que pode acabar gerando cansaço ao invés de energizar.
Esses números mostram a importância de entender como a bebida realmente funciona no organismo para então obter todos os seus benefícios e evitar que ela interfira na qualidade do sono, por exemplo. A questão não está apenas na quantidade ingerida, mas também no horário: especialistas explicam que o efeito da cafeína tem uma duração de quatro a nove horas, por isso, “se você toma café às 15h, a cafeína pode ainda estar no seu corpo à meia-noite, dificultando o sono”, comentam.
Essa cafeína que sobra no corpo pode gerar dificuldade para dormir, descanso curto e quebra do sono ao longo do noite. Isso pode virar um problema maior porque se você não tiver uma boa noite de sono, também não se sentirá disposto ao longo do dia, sendo afetado pelo cansaço.
Para evitar um efeito reverso e aproveitar os benefícios da bebida sem prejudicar o sono, é importante prestar atenção aos horários em que você costuma beber café. Por isso, mantenha o consumo nas primeiras horas do dia e evite ingerir após às 14h da tarde, isso irá garantir que o corpo tenha tempo o bastante para digerir toda a cafeína ao longo do dia.
Se consumido da maneira certa, o café pode garantir energia, foco, melhor desempenho físico, sendo um aliado para quem pratica atividade física regularmente, e oferecer um efeito antioxidante, estando relacionado a prevenção de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.
Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;
Siga
a nossa página do Colidernews no Facebook.
Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.
Saiba tudo do nosso site na pagina
oficial do Twitter ‘X’.
Siga o Colidernews também no Instagram.
Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.
Bom, se você já é uma pessoa que tem problemas para dormir, talvez esteja considerando retirar o café da sua rotina. No entanto, se não quiser abrir mão da bebida, existem opções descafeinadas que ainda tem aquele delicioso sabor, mas sem a substância estimulante.
Nem café, nem energético: essa é a bebida que você nunca iria imaginar que tira o sono de qualquer um
Leia antes de dormir: esses são os alimentos que ajudam ou prejudicam seu sono
Fonte: Stephany Mariano l Tudo Gostoso