Sábado, 3 de outubro de 2026

Eclipse total da lua poderá ser visto no céu de MT nesta terça-feira

O fenômeno, que alinha sol, terra e lua, poderá ser parcialmente visto na capital já durante a madrugada.

Eclipse total da lua poderá ser visto no céu de MT nesta terça-feira
Foto: ReproduçãoFoto: Arquivo Colíder News

Um espetáculo celeste promete tomar conta do céu na madrugada deste dia 08 (terça-feira). Trata-se do último eclipse lunar do ano. O fenômeno, que alinha sol, terra e lua, poderá ser parcialmente visto na capital já durante a madrugada. Esse ano, outros espetáculos puderam ser vistos, como a Superlua de Morango, a Superlua dos Cervos e a Superlua de Esturjão.O próximo eclipse total da Lua, que poderá ser visto de todo o Brasil, vai acontecer somente na noite de 13 para 14 de março de 2025.


Em um eclipse total, a lua e o sol ficam exatamente em lados opostos da Terra, assim a lua fica na sombra da Terra, a umbra, o que a deixa totalmente coberta pela sombra do planeta, impedindo que a luz solar atravesse. No entanto, em Cuiabá, o fenômeno poderá ser visto de forma penumbral, ou seja, a lua estará na sombra externa e mais fraca do planeta, portanto não será encoberta, apenas dinimuirá a luminosidade do satélite, deixando-a com um aspecto menos iluminado.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Como o fenômeno afetará apenas o brilho da lua, ele poderá ser imperceptível para o cuiabano, por isso quem quiser acompanhar o fenômeno, deverá ficar atento ao relógio que deve iniciar às 05:02(horário de Brasília), atingir seu ponto máximo  às 07:59, quando a Lua atinge uma altitude de -27 °, e chegar ao fim às 10:56 com  magnitude penumbral de 241.4% e magnitude umbral de 135.9%, segundo dados da NASA's GSFC e o site Ver Calendário Info. 

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do Colidernews no Facebook.

Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.

Saiba tudo do nosso site na pagina oficial do Twitter.

Siga o Colidernews também no Instagram.

Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.

Junte-se a nós também no Grupo do Colidernews no Signal.

Para acompanhar esse show, é indicado ficar longe de luzes artificiais, como as de grandes centros urbanos. Equipamentos como telescópios, lunetas ou binóculos poderão ser usados, mas não são obrigatórios uma vez que os eclipses lunares não oferecem risco à retina, como os eclipses solares. 

Caso você não consiga ver, o Observatório Nacional irá transmitir o fenômeno através do canal no Youtube. 


FONTE:https://www.reportermt.com/geral/eclipse-total-da-lua-podera-ser-visto-no-ceu-cuiabano-nesta-terca-feira/182011

Esta informação foi útil?Compartilhe com seus contatos.
22ª Festa do Carneiro
Publicidade 22ª Festa do Carneiro Conhecer parceiro