Quinta-feira, 15 de outubro de 2026

Empresário de Alta Floresta estava 'namorando' dentro de caminhonete quando foi sequestrado

Valdir Lanza foi atraído para encontro amoro, quando foi rendido e sequestrado, no dia 6 de janeiro

Empresário de Alta Floresta estava 'namorando' dentro de caminhonete quando foi sequestrado
ReproduçãoFoto: Arquivo Colíder News

Investigações apontam que o empresário Valdir Lanza, de 52 anos, morto por um trio de criminosos, foi atraído para um encontro com uma ex-namorada quando foi sequestrado. De acordo com o delegado de Alta Floresta (a 789 km de Cuiabá), Thiago Berger, o empresário estava com a suspeita Amanda Teixeira dentro da caminhonete, 'namorando', quando a dupla abordou a vítima. 

Valdir desapareceu no dia 6 de janeiro, em Alta Floresta e o corpo foi encontrado na manhã da última quarta-feira (1º), às margens da BR-163, no KM 90, em Cachoeira da Serra, no Pará. 

LEIA MAIS: Empresário de Alta Floresta é encontrado morto com mãos amarradas e perfurações de tiros

Thiago Berger explicou que Amanda e o suspeito Humberto Marques tinham a intenção de praticar roubos a pessoas que tinham caminhonete e usavam ouro. Ainda segundo o delegado, Valdir tinha uma "vida boemia" e se relacionava com muitas mulheres. Foi o caso de Amanda, com quem o empresário já tinha se envolvido no passado.

"A suspeita atraiu Valdir a um encontro amoroso, enquanto eles estavam dentro do veículo 'namorando', a dupla abordou o empresário na caminhonete. Eles chegaram a almoçar juntos no Natal, aqui em Alta Floresta. Ela era ciente que o Valdir usava jóias de ouro, cordões, pulseiras e tinha uma caminhonete de alto valor. Ela repassou essas informações ao Humberto e junto do suspeito Maurício, combinaram o crime", explicou o delegado.

Ainda de acordo com as investigações, inicialmente os suspeitos não executariam Valdir. No entanto, existe a possibilidade de, em algum momento o empresário ter reagido - estava sendo mantido no banco traseiro do veículo -, e ameaçou os suspeitos por ter reconhecido eles. Por conta disso, o trio concluiu que seria melhor matá-lo.

O corpo foi encontrado por funcionários da Concessionária Via Brasil, no estado do Pará. Os homens estavam trabalhando às margens da rodovia, quando sentiram um odor forte e ao irem ver, se tratava de um corpo. A polícia do estado esteve no local e de imediato, suspeitou que seria do empresário, uma vez que já estava dando apoio a Polícia Civil de Mato Grosso no caso. 

Em seguida, encaminhou fotos ao delegado Thiago Berger. O delegado, por sua vez, acionou a família para confirmar a identificação. Segundo o delegado, somente com as roupas, a família reconheceu que, de fato se tratava do empresário.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do Colidernews no Facebook.

Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.

Saiba tudo do nosso site na pagina oficial do Twitter.

Siga o Colidernews também no Instagram.

Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.

Junte-se a nós também no Grupo do Colidernews no Signal.

A perícia foi acionada para fazer a remoção do corpo e encaminhado a necrópsia. O corpo deve chegar na noite desta quinta-feira no município de Alta Floresta.

Esta informação foi útil?Compartilhe com seus contatos.
22ª Festa do Carneiro
Publicidade 22ª Festa do Carneiro Conhecer parceiro