Quinta-feira, 22 de outubro de 2026

"Só o luxo", diz idosa após capturar piraíba de 200 kg no Tapajós

Considerada um dos maiores peixes de água doce do Brasil, a espécie foi capturada pela pescadora; vídeo do momento repercute nas redes sociais

"Só o luxo", diz idosa após capturar piraíba de 200 kg no Tapajós

A pescadora Iracema Duarte fisgou uma piraíba de cerca de 2,4 metros e 200 quilos no Rio Tapajós, no Mato Grosso.

A captura aconteceu na primeira semana de outubro, entre os dias 6 e 10. Esse é um dos maiores exemplares já registrados no local.

Piraíba

Também conhecida como a "rainha do rio", a piraíba é o maior peixe de couro das Américas.

Embora a maior parte dos peixes da espécie seja menor, alguns exemplares podem superar a marca de 3 metros de comprimento e 200 quilos.

Entre suas principais características estão os "bigodes" longos e a coloração, que varia de cinza-escuro a esverdeado.

Isso ajuda a piraíba a se camuflar e a localizar presas, já que não enxerga tão bem por ter olhos pequenos.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Iracema aparece ao lado do peixe, pendurado em uma estrutura de madeira.

Assista:

Conteúdo complementar

Veja e ouça mais

Conteúdo da reportagem no Instagram Ver no Instagram
Esta informação foi útil?Compartilhe com seus contatos.
22ª Festa do Carneiro
Publicidade 22ª Festa do Carneiro Conhecer parceiro