Quarta-feira, 30 de setembro de 2026

Volta às aulas nas escolas públicas de MT é confirmada para segunda-feira (8), mas de forma remota

Mato Grosso e mais13 stados confirmaram a volta às aulas para o próximo dia 8, com ensino remoto,

Volta às aulas nas escolas públicas de MT é confirmada para segunda-feira (8), mas de forma remota
DivulgaçãoFoto: Arquivo Colíder News

As redes públicas de 14 estados anunciaram a volta às aulas, ao menos de forma remota, para este mês de fevereiro. Apenas Goiás já havia iniciado suas atividades escolares em janeiro passado. Por conta da pandemia de Covid, o calendário das escolas públicas no Brasil sofreu atrasos e mudanças.


Além de Goiás, os 14 estados que já retornaram às atividades nos últimos dias ou anunciaram a retomada para as próximas semanas são:

Amazonas
Ceará
Espírito Santo
Maranhão
Mato Grosso
Pará
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Roraima
Santa Catarina
São Paulo
Tocantins.

Outros 9 estados e o Distrito Federal programam o retorno das atividades escolares a partir de março. Apenas dois estados não informaram uma previsão de retorno: Bahia e Rondônia.

A maioria decidiu começar essas primeiras aulas com ensino remoto, para implementar de forma gradativa o retorno dos trabalhos presenciais. O objetivo em grande parte dos casos é estabelecer uma forma híbrida de aulas: parte virtual, parte na escola novamente.

Para isso, em muitos casos haverá rodízio de alunos por causa de salas de capacidade menor - para manter o distanciamento entre cadeiras.

No levantamento abaixo foi considerada a forma de ensino na retomada das atividades. Algumas localidades vão começar com aulas remotas e depois progredir para o esquema híbrido.

Desafios de 2021
Em tempos em que o ensino remoto ganha extrema importância, especialistas demonstram preocupação com falta de equipamentos e de internet com velocidade nas aulas virtuais para os estudantes do ensino público.

Há receio também sobre a chegada de materiais para cumprir o protocolo contra o novo coronavírus em várias escolas do país. Pesquisa divulgada em 2020 de OMS e Unicef apontou que quatro de cada dez escolas do Brasil não tinha estrutura para lavagem de mãos dos alunos.

Outro debate é sobre priorizar os professores na fila da vacinação. Professores da área de educação temem a contaminação. Crianças não são consideradas grupo de risco na pandemia de Covid (mas há registros de morte e uma síndrome rara ataca uma parcela delas), mas podem transmitir o coronavírus.

Participe do nosso Grupo de WHATSAPP e fique por dentro de todas as notícias do nosso site, CLIQUE AQUI.

Esta informação foi útil?Compartilhe com seus contatos.
Auto Posto Pit Stop
Conexão especial Auto Posto Pit Stop Conhecer parceiro