Quarta-feira, 30 de setembro de 2026

X: Anatel alerta operadoras de telefonia para possibilidade de retirar rede social do ar

Pessoas próximas ao ministro Alexandre de Moraes procuraram agência para saber quais são os procedimentos necessários para retirar plataforma do ar

X: Anatel alerta operadoras de telefonia para possibilidade de retirar rede social do ar
Foto: Arquivo Colíder News

Na manhã deste domingo (7), pessoas próximas ao ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes procuraram a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para saber quais são os procedimentos necessários para retirar o X do ar. O contato veio via Tribunal Superior Eleitoral (TSE), prsidido por Moraes.


Segundo informações obtidas por Andreza Matais, do UOL, dada a articulação dos interlocutores de Moraes, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, resolveu acionar as principais operadoras de telefonia do País para que se preparem para uma possível ordem judicial obrigando-as a retirar a rede social de Elon Musk do ar.

Como já aconteceu no passado (inclusive com outras plataformas), para que o X seja removido do ar no Brasil, é necessária uma ordem judicial. A partir dela, as operadoras bloqueiam o acesso.

X será retirado do ar no Brasil?

  • A “confusão” começou após Musk postou no perfil de Alexandre de Moraes no próprio X questionamentos sobre recentes decisões judiciais acerca da remoção de postagens da rede social;
  • Ainda, Musk alegou que Moraes vem ferindo a Constituição brasileira e deveria renunciar ou ser alvo de impeachment (leia mais aqui);
  • Já neste domingo (7), informações da CNN indicam que o escritório brasileiro do X aguarda instruções da matriz para saber qual será o próximo passo jurídico a ser dado pela empresa no Brasil (leia mais aqui).

O UOL tentou contato com Moraes, que não quis se manifestar.

Perdeu seguidores no X? Empresa promove nova varredura contra robôs

Uma das principais bandeiras de Elon Musk desde que comprou o Twitter, hoje X, o enfrentamento a robôs e perfis falsos voltou à tona nesta semana.

ACOMPANHE O NOSSO TRABALHO TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS;

SIGA A NOSSA PÁGINA DO COLIDERNEWS NO FACEBOOK.

ACOMPANHE NOSSAS MATÉRIAS NO GRUPO DE WHATSAPP.

SAIBA TUDO DO NOSSO SITE NA PAGINA OFICIAL DO TWITTER.

SIGA O COLIDERNEWS TAMBÉM NO INSTAGRAM.

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS NO TELEGRAM.

ENTRE NO NOSSO CANAL COLIDERNEWS DO WHATSAPP.

A plataforma informou ter dado início a um processo de limpeza dentro do sistema. Desde a última quinta-feira (4), contas automatizadas e acusadas de spam começaram a ser deletadas sob a justificativa de que estariam cometendo atividades consideradas irregulares.

Leia a matéria completa aqui


Esta informação foi útil?Compartilhe com seus contatos.
Auto Posto Pit Stop
Conexão especial Auto Posto Pit Stop Conhecer parceiro