A EHang, empresa líder em eVTOLs (veículos elétricos de decolagem e pouso vertical), fez o primeiro teste do mundo de uma bateria de estado sólido num eVTOL de passageiros sem piloto. A nova bateria, com densidade energética de 480 Wh/kg, aumentou a autonomia do modelo EH216-S para 48 minutos – quase o dobro dos 25 minutos estimados anteriormente.
A EHang colabora com a Inx Energy Technology e o Centro de Promoção de Hefei desde setembro de 2023 para desenvolver baterias de alta densidade. O protótipo testado usa utiliza lítio metálico como ânodo e cerâmicas de óxido como eletrólito, oferecendo densidade energética de 480 Wh/kg e a capacidade de operar numa ampla faixa de temperatura (de -40 a 150°C).
Ao longo do último ano, várias iterações de células e módulos de baterias foram desenvolvidas, resultando no protótipo personalizado para o eVTOL EH216-S da EHang. Essa tecnologia proporciona diversas vantagens em comparação às baterias de íon-lítio comuns. Entre elas, estão:
A nova autonomia do EH216-S expande aplicações como turismo, combate a incêndios e logística aérea. A tecnologia da nova bateria promete tornar os eVTOLs mais seguros e eficientes, o que marcaria um avanço significativo na mobilidade aérea urbana.
“Este marco representa um importante avanço no desenvolvimento de baterias de estado sólido para eVTOLs, melhorando significativamente a segurança do voo, a autonomia e a eficiência operacional da aeronave“, disse Zhao Wang, COO da EHang, em comunicado.
O vídeo do teste foi apresentado durante a cerimônia de inauguração do novo Hub de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) no Parque Central de Luogang, em Hefei.
Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;
Siga
a nossa página do Colidernews no Facebook.
Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.
Saiba tudo do nosso site na pagina
oficial do Twitter ‘X’.
Siga o Colidernews também no Instagram.
Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.
Lin Chen, presidente da Inx, destacou que as empresas planejam aprofundar a colaboração e aprimorar as capacidades da bateria de lítio metálico. A meta é alcançar autonomia de 60 minutos até 2025. A EHang espera que a colaboração leve à produção em larga escala das baterias de estado sólido até o final de 2025.
Fonte: Pedro Spadoni l Olhar Digital