A empresa britânica D3O apresentou sua tecnologia mais avançada para proteção de motociclistas desde que transformou o mercado de armaduras em 2009. O sistema Diablo promete elevar os padrões de segurança através de painéis protetivos com respirabilidade, conforto e flexibilidade superiores.
A inovação é tão significativa que a marca sugere possível movimento do mercado para padrão CE Nível 3 mais rigoroso no futuro. Os órgãos certificadores ainda não consideraram essa mudança, mas a tecnologia demonstra potencial para estabelecer novos parâmetros de proteção.
Adam Turvey, líder de design da D3O, explicou ap portal Motor Cycle News como a empresa desenvolveu essa solução revolucionária. O executivo destacou que a tecnologia representa o equipamento de proteção de mais alto desempenho disponível atualmente no portfólio da marca.
O núcleo da performance do Diablo está no material polímero não-newtoniano sensível à velocidade de impacto desenvolvido pela D3O. Essa substância permanece facilmente maleável em condições normais de uso, mas endurece instantaneamente quando submetida a impactos ou forças externas.
A característica permite criação de geometrias complexas e leves que absorvem energia de forma eficiente. O material não adiciona volume desnecessário nem limita o conforto do usuário durante atividades normais de pilotagem ou movimentação.
A nova armadura utiliza material IM de fluxo livre e textura suave, oferecendo 38,5% de área de superfície aberta. Os painéis moldados possuem espessura de apenas 9,5 milímetros na certificação CE Nível 2, com versão minimalista de 6,5 milímetros disponível em Nível 1.
O sistema Diablo abandona a fundição em espuma tradicional utilizada em outras linhas da D3O, adotando moldagem por injeção. O processo emprega elastômero termoplástico especialmente desenvolvido, permitindo maior controle sobre espessura e características específicas para diferentes aplicações.
Turvey afirmou que a moldagem por injeção possibilita explorar limites de finura dos materiais. A técnica também oferece maior flexibilidade para personalizar características conforme necessidades específicas de cada tipo de equipamento de proteção.
Diferentemente dos protetores Ghost com suporte em tecido destinados a equipamentos casuais, o Diablo apresenta design pré-curvado para ajuste seguro. A estrutura foi desenvolvida especificamente considerando fluxo de ar como prioridade no projeto.
O padrão de perfurações e canais facilita ventilação, tornando-se o protetor de membros com melhor circulação de ar do catálogo D3O. Turvey comparou o produto com a linha Ghost, destacando que ambos oferecem flexibilidade, mas o Diablo supera em suavidade e respirabilidade.
O executivo contrastou a nova tecnologia com a antiga linha LP1, que apresentava limitações de fabricação. As opções de materiais e técnicas incorporadas no Diablo permitiram avanços significativos em respirabilidade e flexibilidade dos equipamentos.
A sustentabilidade também foi considerada no desenvolvimento, com o Diablo utilizando aproximadamente 20% menos material que a armadura LP1 anterior. Essa redução diminui significativamente a pegada de carbono do produto.
A equipe de química interna da D3O permite formulação customizada de produtos para atender necessidades específicas dos usuários finais. Turvey explicou que não existe solução universal, sendo necessário combinar diferentes materiais e componentes para diferentes aplicações.
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Além da proteção de membros, a D3O desenvolve tecnologias para reduzir fadiga do piloto usando materiais avançados de amortecimento de vibração. O composto AeroMax aplica conhecimentos da Fórmula 1 e NASCAR em palmilhas para motociclistas que reduzem forças vibracionais transmitidas através das pedaleiras.
Fonte: Joõa Kerr l iG Carros